Publicado em 08 mar 2022

O gerenciamento de projetos, programas e portfólios nas empresas

Redação

Todas as organizações realizam trabalhos de projeto formal ou informalmente. Existem vários pré-requisitos que uma organização considere antes de estabelecer um ambiente para implementar, manter e melhorar o gerenciamento de projetos. Este ambiente é algumas vezes referido como ambiente de projeto ou ambiente de gerenciamento de projeto. Esses ambientes podem variar de uma organização para outra. Antes de começar a formalizar o gerenciamento de projetos em uma organização, deve-se avaliar os tipos, tamanho, frequência e complexidade dos projetos atuais e futuros; o impacto positivo versus impacto negativo na organização, incluindo os impactos nos objetivos estratégicos, visão, missão e outras considerações organizacionais; preparar a organização para a implementação do gerenciamento de projetos, incluindo os requisitos de recursos humanos e a estrutura organizacional necessária, sistemas e mudanças de processos; os impactos nos clientes e outras partes interessadas. Dependendo da escala e da complexidade das mudanças organizacionais ou sociais que estão sendo feitas, a implementação do gerenciamento formal de projetos em uma organização deve ser gerenciada como um projeto, programa ou parte de um portfólio. Ao considerar a implementação de uma abordagem formal de gerenciamento de projetos, uma empresa deve considerar as necessidades identificadas e os benefícios do gerenciamento formal de projetos; a capacidade de integrar e alinhar outros trabalhos relacionados aos objetivos estratégicos e de negócios; a capacidade de absorver as mudanças necessárias na governança, estrutura e cultura organizacional; a capacidade de recursos da organização para incorporar a mudança, incluindo, mas não se limitando, aos recursos humanos e orçamento; os impactos potenciais nas partes interessadas internas e externas; a capacidade de trabalhar além das fronteiras organizacionais; a disponibilidade das competências exigidas para implementar a abordagem em projetos futuros; os impactos nos orçamentos, riscos identificados, cronogramas e os requisitos das atividades em andamento e planejadas da organização. Por isso, deve-se entender as diretrizes para gerenciamento de projetos, sendo aplicável a qualquer organização, incluindo pública, privada e beneficente, bem como a qualquer tipo de projeto, independentemente do objetivo, abordagens de entrega, modelo de ciclo de vida utilizado, complexidade, tamanho, custo ou duração.

Da Redação – 

Pode-se destacar que os projetos podem ser organizados como componentes de programas ou portfólios, ou podem ser independentes. Os fundamentos do gerenciamento de projetos são os mesmos em todas as situações, mas uma diferença típica é como funciona a governança do projeto, em particular o nível de subordinação e a tomada de decisão. Se um projeto fizer parte de um programa ou portfólio, os seus objetivos e a governança devem estar alinhados com a governança desse programa ou portfólio. (ver figura abaixo).

A governança do projeto deve incluir os princípios, políticas e framework pelos quais uma organização dirige, autoriza e controla o projeto com base em um business case acordado. A governança deve fornecer a supervisão sobre os assuntos, como as políticas, os processos e os métodos a serem usados para realizar as atividades e práticas estabelecidas neste documento; os frameworks de gerenciamento, incluindo um ciclo de vida do projeto; os papéis e as responsabilidades, incluindo os limites de autoridade para a tomada de decisões.

...

Artigo atualizado em 08/03/2022 03:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica