Publicado em 08 mar 2022

Para fazer as melhorias reais, a empresa deve melhorar o seu sistema

Redação

A qualidade é o resultado do sistema - Deming acertou. Para fazer uma melhoria real, deve-se melhorar o seu sistema. Um sistema não é uma coleção de elementos mutuamente exclusivos, pois os elementos trabalham juntos. Deve-se olhar para as conexões e conferir se elas são boas. Além disso, convença a alta administração da necessidade de melhoria do sistema com a linguagem do dinheiro.

Ron Sedlock – 

Será que a empresa tem o sistema perfeito para os resultados que está obtendo. Se ela está recebendo devoluções, retrabalho e desperdício de clientes, tem o sistema perfeito para esses resultados. Se quiser resultados diferentes, deve mudar o sistema. Freqüentemente, a análise de causa raiz (root cause analysis - RCA) vai apenas para o nível do processo. O sistema RCA (system root cause analysis - SRCA), entretanto, corrige diversos processos e suas interações.

O que é um sistema?

W. Edwards Deming estava certo quando disse que a qualidade é o resultado do sistema. Um sistema é um complexo de vários elementos conectados. Sem os conectores, não há sistema.

Um sistema é um grupo de elementos em interação, inter-relacionados ou interdependentes que formam um todo complexo. A figura abaixo mostra três exemplos de grupos: genérico, retrô e atual. Os exemplos retrô ainda são válidos hoje. Os exemplos atuais costumam ser acionados por modelos retro ou genéricos.

...

Artigo atualizado em 08/03/2022 03:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica