Publicado em 12 abr 2022

A Qualidade dos blocos de vidro utilizados na construção civil

Redação

O bloco de vidro é uma opção ao tijolo tradicional, mas que confere grande beleza e elegância ao local que será colocado. Graças a sua versatilidade, ele pode ficar espaços dentro e fora de casa, em cômodos como cozinhas, ficando ao lado de janelas ou mesmo compondo balcões, em banheiros, salas e até em empresas, dando um ar moderno ao espaço. Podem ser definidos como corpos ocos fabricados com vidro recozido, estanques ao ar. Ele pode auxiliar quem mora em casa a economizar energia, já que a pessoa vai aproveitar mais a luz natural que entra pelo vidro. O vidro do bloco é extremamente resistente e pode ser encontrado desde modelos lisos e incolores aos mais decorativos e até coloridos. Ele confere uma beleza moderna ao local; pode ser utilizado em pequenos espaços ou mesmo em paredes grandes; pode ser utilizado como box do banheiro, dividindo a área com o espaço da área do chuveiro; permite a entrada de luz natural no ambiente; pode ser encontrado em diversos modelos e tamanhos, combinando com o espaço; e necessita de pouca manutenção. Por sua versatilidade, ele pode ser encontrado em diversos tipos de locais, desde escritórios, casas, apartamentos, hotéis, entre outros espaços que optem por uma decoração mais moderna. Eles podem ser destinados a projetos de edificação que exigem um apelo estético e funcional para o ambiente. Para a determinação das tensões dos blocos de vidro, como o objetivo de avaliar o grau de recozimento medindo-se as tensões residuais nos blocos de vidro, quando submetidos à luz polarizada, usa-se um polariscópio. A amostragem deve ser definida em função do tamanho do lote. Deve-se limpar o bloco de vidro com o uso de flanela para eliminar a poeira das superfícies, posicionar o bloco de vidro no campo ótico do polariscópio com a face no horizontal, girar o bloco de vidro para identificar qualquer área de maior intensidade de cor, geralmente na região junto às bordas do bloco de vidro e marcar qualquer região onde há uma intensidade de cores. O relatório de ensaio deve conter a descrição dos blocos de vidro utilizados como amostras com sua referência comercial (marca ou nome do fabricante ou nome do importador); quantidade de peças indicando o resultado de cada peça; e data de realização do ensaio. Por isso, deve-se entender os parâmetros normativos mínimos, como as dimensões, os defeitos e as características físicas, bem como os respectivos métodos de ensaios, para os blocos de vidro utilizados na construção civil.

Da Redação – 

O bloco de vidro é esteticamente agradável e contribui para melhorar os ambientes nos quais é colocado ao utilizar a luz natural por muito mais tempo, contribuindo para um visual sofisticado, mas que também favorece o morador ao minimizar o consumo de eletricidade. O bloco de vidro vazado é perfeito para projetos que exigem uma maior ventilação, principalmente nos ambientes internos sem janelas ou que precisem de uma circulação de ar maior.

Eles podem ser usados em paredes de banheiro, garagem, jardim de inverno e como divisória de ambiente. O bloco de vidro colorido tem um apelo mais estético, podendo ser usado tanto em projetos de decoração de interiores e exteriores. A dica é aproveitar a paleta de cores do ambiente para influenciar na escolha da cor do bloco de vidro para decoração da parede.

O bloco de vidro fixo é o modelo mais comum, indicado para ambientes internos e externos que precisam de uma maior iluminação. Por isso, esse modelo é tão versátil, usado em cômodos como salas, banheiros, cozinhas e jardins. Além da característica translúcida do bloco de vidro fixo ele também é encontrado em ...

Artigo atualizado em 12/04/2022 06:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica