Publicado em 03 mai 2022

O projeto e a operação dos aspersores de irrigação

Redação

Saber escolher um aspersor para o projeto de irrigação exige do projetista conhecimento operacional do aspersor, ou seja, técnico e também teórico. Para um projetista, não é simples definir o aspersor a ser instalado e utilizado, pois a escolha do aspersor irá determinar todos os demais parâmetros e características da área irrigada, como, comprimento, diâmetro, espaçamento das linhas laterais e por consequência a potência do conjunto motobomba. Além disso, o projetista deve avaliar a disponibilidade de aspersores e peças de reposição no mercado, bem como seu custo. Os aspersores são os dispositivos de distribuição de água de uma variedade de tamanhos e tipos, como os aspersores de impacto, aspersores de bocal fixo e os canhões de irrigação. O de fluxo regulado mantém uma vazão relativamente constante em várias pressões de água na entrada do aspersor, dentro dos limites especificados pelo fabricante. A aplicação de água nos sistemas de irrigação por aspersão se faz pela divisão de um ou mais jatos de água em uma grande quantidade de pequenas gotas no ar, que caem sobre o solo na forma de uma chuva artificial. A passagem de água sob pressão através de orifícios de pequena dimensão é o que causa o fracionamento do jato. Com o auxílio de um sistema de bombeamento, a água percorre um conjunto de tubulações gerando a pressão necessária para acionar os aspersores. O conhecimento exato das distribuições do tamanho das gotas para aspersores é importante porque a evaporação e as perdas por deriva são controladas pelas faixas de tamanho extremamente pequenas, e a energia de impacto da gota no solo é determinada principalmente pelas faixas de tamanho maiores. A seleção de um pacote específico de aspersores para um sistema de aspersão operando em um determinado tipo de solo, declividade, cultura e condições climáticas específicos deve ser auxiliada pelo conhecimento do tamanho das gotas. A finalidade deste ensaio é caracterizar a distribuição do tamanho das gotas descarregadas pelo jato d’água de um aspersor. Para isso, as gotas descarregadas em diferentes distâncias do aspersor são verificadas e a água suficiente deve ser coletada para uma amostra representativa. Os projetistas dos sistemas de irrigação devem entender os requisitos operacionais de aspersores de irrigação e seus métodos de ensaio.

Da Redação – 

Há algumas vantagens em usar esse método de irrigação, como a não exigência de um processo de sistematização do terreno, a disponibilidade de maior área cultivável (ao contrário da irrigação por superfície, não há perda de área), o fato de não possuir restrição quanto ao horário de aplicação e não causar problemas de erosão do solo. Quanto às desvantagens, pode-se incluir o elevado custo inicial, a susceptibilidade à interferência de aplicação devido ao vento, as elevadas perdas por evaporação da água diretamente do jato fracionado e a exigência de um sistema de motobomba com elevada potência, dependendo da área a ser irrigada. Também ocorre que, como os sistemas de aspersão molham uma considerável área do terreno, há o favorecimento da proliferação de ervas daninhas e, devido à força do impacto da gota sobre a superfície solo, pode ocorrer o selamento superficial.

De maneira geral, para realizar a correta seleção de um aspersor, é necessário conhecer três fatores importantes: qual sua intensidade de aplicação de água (fornecido no catálogo do fabricante, juntamente com as demais especificações técnicas), q...

Artigo atualizado em 02/05/2022 03:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica