Publicado em 10 mai 2022

O que se pode melhorar no ROI usando a indústria 4.0?

Redação

O retorno sobre o investimento (return on investment - ROI) é uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência ou a lucratividade de um investimento ou comparar a eficiência de vários investimentos diferentes. O ROI tenta medir diretamente a quantidade de retorno de um determinado investimento, em relação ao custo do investimento. Para calcular o ROI, o benefício (ou retorno) de um investimento é dividido pelo custo do investimento. O resultado é expresso em porcentagem ou proporção.

Rodney Repullo – 

O retorno sobre o investimento (ROI) é um tema importante para as indústrias de pequeno e médio portes interessadas em investir em melhorias operacionais no chão de fábrica e avançar com a sua transformação digital. Independentemente de quanto sua equipe planeja investir na transformação digital, esse investimento deverá, certamente, impactar positivamente o resultado financeiro da empresa.

Recentemente, os investimentos na digitalização no chão de fábrica se concentraram em um tema ainda mais quente e que ainda se manterá na pauta da inovação: indústria 4.0. Esta quarta revolução industrial utiliza computadores e sensores para capturar dados valiosos da produção que podem ser usados para aumentar a eficiência e, consequentemente, a lucratividade da indústria.

O ROI da indústria 4.0 pode parecer menos tangível para a manufatura, pois as melhorias dependem de um melhor uso dos dados. As modernas tecnologias inteligentes para coleta de dados podem ser transformadas em inteligência acionável, em vez de simplesmente adicionar uma nova peça de automação.

Em última análise, se os dados não estão s...

Artigo atualizado em 10/05/2022 10:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica