Publicado em 03 Aug 2021

IA e computação em nuvem transformarão o setor de óleo & gás

Redação

O sucesso em um mundo pós-pandêmico exigirá pensamento inovador e ações em grande escala. Duas novas tecnologias transformadoras irão moldar o futuro sustentável do ecossistema produtivo de óleo e gás (O&G) e do mundo ao redor: a inteligência artificial (IA) e a computação em nuvem.

Jim Chappell – 

A pandemia mostrou ao setor de óleo & gás como as operações outrora confiáveis podem ser interrompidas quase da noite para o dia. As rotinas da força de trabalho em locais de extração e refino foram impactadas, causando paralisações não planejadas, como visto no campo de petróleo de El Sharara.

Com as cadeias de suprimentos interrompidas, as peças fabricadas nos mercados de origem tradicionais não puderam ser entregues no prazo, atrasando a manutenção essencial. O fechamento de fronteiras e uma queda sem precedentes na demanda restringiram ainda mais as operações já apertadas.

Essas condições parecem não apenas destinadas a continuar no curto prazo, mas se juntam ainda a outros desafios previsíveis no futuro. O excesso de oferta e uma perspectiva de queda para os preços dos hidrocarbonetos foram previstos no médio prazo, e, no longo prazo, a demanda de petróleo pode atingir o pico em duas décadas, conforme a demanda de combustível cai e aumenta a pressão para ações rel...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica