Publicado em 17 mai 2022

A indústria automotiva está na transição para o veículo elétrico

Redação

Com muitos países restringindo e eliminando gradualmente a produção de veículos com motor a combustão na próxima década, a corrida em direção aos carros elétricos se acelerou. Os fabricantes e suas cadeias de suprimentos devem enfrentar a complexidade de diversificar em veículos elétricos ao lado de veículos com motor a combustão, para atender às diversas estruturas regulatórias que regem a adoção do veículo elétrico em todo o mundo.

Rodrigo Bueno – 

Os fabricantes de automóveis e fornecedores do setor estão – e continuarão - enfrentando grandes desafios conforme a transição para veículos elétricos (electrics vehicles - EV) ganha velocidade no mundo. Um deles será a necessidade de gerenciar a enorme complexidade em relação à montagem e cadeia de fornecimento.

Fortemente impactada pela pandemia, a produção global de veículos despencou 16% em 2020 em comparação com 2019, segundo a Organização Internacional de Construtores de Automóveis (OICA). No ano seguinte, os gargalos da cadeia de suprimentos impediram uma recuperação significativa no segmento.

Já os veículos elétricos dispararam na contramão, segundo dados da International Energy Agency (IEA). Enquanto o mercado geral de carros a combustão contraiu, as vendas de elétricos contrariaram a tendência e mais do que dobraram para 6,6 milhões no ano passado. Com isso, a participação dos carros eletrificados nas vendas globais saltou de 4,1% para 8,57%. 

Com muitos países restringindo e eliminando gradualmente a produção de veículos com motor a combustão na próxima década, a corrida em di...

Artigo atualizado em 17/05/2022 06:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica