Publicado em 24 mai 2022

O projeto conforme das válvulas para cilindros recarregáveis de cloro

Redação

O cloro é um produto que, em condições normais de temperatura e pressão, apresenta-se como um gás amarelo esverdeado, tóxico, oxidante, corrosivo, com odor pungente e irritante, e que é 2,5 vezes mais pesado que o ar. O cloro líquido é o gás liquefeito por aplicação de pressão, caracterizado como um líquido claro, de cor âmbar e aproximadamente 1,5 vez mais pesado que a água. O cilindro grande é um recipiente utilizado para o armazenamento e a distribuição de cloro, com capacidade útil para 900 kg e 1.000 kg. O cilindro pequeno é um recipiente utilizado para o armazenamento e a distribuição de cloro, com capacidade útil para 40 kg a 68 kg e os cilindros recarregáveis devem ser aprovados para a reembalagem com o produto após o consumo de sua carga por diversas vezes. Deve-se entender que as válvulas destes cilindros são peças de engenharia que precisam ser de alta confiabilidade, visto que sua falha pode levar a vazamentos significativos de cloro durante seu carregamento, uso e transporte. Por isso, é importante conhecer os requisitos para o projeto de válvulas para cilindros recarregáveis de cloro, incluindo dimensões, materiais de construção, conexões, qualificação do projeto e documentação.

Os desafios da alta temperatura, pressão e taxa de expansão devem ser superados para evitar vazamento de cloro no ambiente ou a montante da válvula. As emissões fugitivas podem ter consequências fatais e causar contaminação ambiental, enquanto vazamentos a montante podem resultar em sobrepressurização perigosa na linha.

O cloro, como um produto químico altamente corrosivo, cria desafios adicionais para a válvula. Se ligas apropriadas não forem usadas, as válvulas corroerão rapidamente e falharão. E o resultado da falha da válvula é inaceitável em termos de segurança e produtividade.

A corrosão é apenas um fato quando se tratam de válvulas de cloro. Elas sofrerão corrosão, por isso é importante sempre fazer uma inspeção visual periódica de suas válvulas. Embora as válvulas devam ser produzidas com materiais de qualidade, a corrosão pode ocorrer devido à natureza do gás cloro e aos ambientes onde o cilindro e as válvulas estão sendo usados e armazenados.

Uma preocupação comum nas empresas é que os operadores na planta devem ter uma preocupação constante de serem expostos ao gás cloro. Isso é verdade, pois o gás cloro é altamente tóxico e ...

Artigo atualizado em 24/05/2022 06:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica