Publicado em 31 mai 2022

Os dados devem ser protagonistas no ambiente corporativo

Redação

O uso e a interpretação correta de dados são essenciais para a estratégia de negócios e performance de sucesso das empresas. Assim, os dados devem ser os protagonistas no ambiente corporativo. Os líderes devem começar a mudar alguns aspectos no dia a dia da empresa. O primeiro passo é treinar ou apostar em papéis como engenheiros de dados e cientistas de dados, profissionais que atuam tanto na técnica quanto na estratégia de negócio. Muito se tem apostado no desenvolvimento ou adoção de novas plataformas, aplicativos, portais, etc.

Carlos Baptista – 

Hoje, a grande maioria dos líderes sabe que precisa ter em mãos dados que meçam o negócio, e que sejam utilizados como suporte na tomada de decisão. No entanto, isso nem sempre é uma prioridade. De acordo com um estudo recente da multinacional Dell, em conjunto com a Forrester, cerca de 73% das empresas nacionais entrevistadas afirmam ter um negócio orientado por dados.

No entanto, somente 28% destas consideram o tratamento de dados como uma prioridade. O estudo aponta que os líderes entendem a importância da utilização dos dados, mas continuam não investindo no seu tratamento e geração de insights para o negócio.

Esse tratamento deve ser acompanhado dos cuidados com as questões regulatórias. As organizações precisam se atentar para o tratamento das informações mantendo a sua proteção.

Essa questão passou por mudanças recentes, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020. A lei estipula regras que devem ser cumpridas quando os dados pessoais dos clientes forem coletados, tratados, armazenados e compartilhados pelas companhias.

No entanto, esse tema não dev...

Artigo atualizado em 31/05/2022 05:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica