Publicado em 22 fev 2022

As mudanças na computação em nuvem que serão desencadeadas pelo 5G

Redação

Uma delas será na internet das coisas (IoT) que será potencializada pelo 5G, tornando o acesso do sistema à infraestrutura em nuvem mais rápido e simples. Hoje, o wi-fi suporta conectividade com a internet para um determinado número de dispositivos dentro de um intervalo específico. Já o 5G certamente irá abranger uma ampla gama de dispositivos conectados. Com sua capacidade muito maior, tornará o processo de produção, as cadeias de valor e o monitoramento remoto mais eficazes.

Adriano Filadoro – 

O sucesso do leilão da tecnologia 5G vem animando as empresas a planejar em integrar novas conexões em seus sistemas. Nunca tanto espectro foi leiloado de uma só vez. Ao todo, foram investidos quase R$ 47 bilhões.

Essa tecnologia está pronta para revolucionar a indústria de comunicações e rede, oferecendo taxas de transmissão ultrarrápidas. Mas o que isso impacta a nuvem? O conceito de computação em nuvem foi introduzido justamente porque é preciso tornar acessíveis - de forma organizada - uma grande quantidade de dados processados diariamente nas empresas.

Termos como cloud computing, multicloud e nuvem computacional, entre outros, estão diretamente ligados à forma como a nuvem é usada para armazenar enorme quantidade de dados. Portanto, quanto mais rápida for a conectividade, melhor - já que o volume de dados cresce continuamente.

A combinação entre 5G e multicloud levará as empresas a outro patamar, podendo aumentar consideravelmente a transmissão dos dados e em maior velocidade. Nesse sentido, para os negócios, o 5G e a nuvem são grandes aliados. Essas mudanças na nuvem serão desencade...

Artigo atualizado em 22/02/2022 06:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica