Publicado em 22 fev 2022

A eficiência energética no dia a dia e nas publicações eletrotécnicas

Redação

A eficiência energética significa usar menos energia para fazer o mesmo trabalho e, no processo, cortar as contas de energia e reduzir a poluição. Muitos produtos, casas e edifícios usam mais energia do que realmente precisam, devido às ineficiências e os desperdícios de energia. A eficiência energética é uma das maneiras mais fáceis de eliminar o desperdício de energia e reduzir os custos de energia, sendo, também, uma das maneiras mais econômicas de combater as mudanças climáticas, limpar o ar da Terra, ajudar as famílias a cumprir seus orçamentos e a ajudar as empresas a melhorar seus resultados financeiros. Milhões de consumidores e empresas podem escolher ou investir em produtos com eficiência energética. Onde quer que a energia seja usada, há uma oportunidade de melhorar a sua eficiência. Alguns produtos, como lâmpadas com baixo consumo de energia, simplesmente usam menos energia para produzir a mesma quantidade de luz. Outros produtos não usam energia diretamente, mas melhoram a eficiência geral e o conforto de uma casa ou edifícios, como os isolamento térmico ou janelas). Uma lâmpada LED usa de 70 a 90% menos energia do que uma lâmpada incandescente e fornece a mesma iluminação. As janelas com baixo consumo de energia são feitas com materiais que reduzem a troca de calor e vazamentos de ar, o que significa que não se precisa de tanta energia para aquecer ou resfriar um ambiente.  Adicionar mais isolamento a um sótão evita que o ar quente interno escape no inverno. No verão, mantém o ar quente do lado de fora. Com um bom isolamento, pode-se não precisar usar tanta energia para manter a casa aquecida no inverno ou fria no verão. Os termostatos inteligentes são dispositivos habilitados para Wi-Fi que controlam o aquecimento e o resfriamento na casa, gerenciando as preferências de temperatura e programando o ajuste automático para temperaturas de economia de energia quando se está dormindo ou ausente. Os combustíveis fósseis também são freqüentemente queimados diretamente para aquecer os edifícios, como em fornalhas e caldeiras, e para aquecimento de água e cozimento. Isso pode afetar a qualidade do ar interno da casa, bem como contribuir para a poluição do ar externo. Usando a energia de forma mais eficiente, pode-se ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outros tipos de poluição do ar, combater a ameaça das mudanças climáticas e ajudar a proteger a saúde e o meio ambiente. Existem parâmetros de como considerar os aspectos de eficiência energética quando da preparação de publicações eletrotécnicas.

Da Redação – 

Usar a energia com mais eficiência é uma das maneiras mais rápidas e econômicas de economizar dinheiro, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, criar empregos e atender à crescente demanda de energia. Os muitos benefícios da eficiência energética incluem a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e outros poluentes, bem como diminuir o uso de água; pode-se melhorar a eficiência energética e se reduzir as contas individuais de serviços públicos, criar empregos e ajudar a estabilizar os preços e a volatilidade da eletricidade.

A eficiência energética pode fornecer benefícios de longo prazo, reduzindo a demanda geral de eletricidade, reduzindo assim a necessidade de investir em uma nova infraestrutura de geração e transmissão de eletricidade. Também, pode ajudar a diversificar os portfólios de recursos da concessionária e pode ser uma proteção contra a incerteza associada à flutuação dos preços dos combustíveis.

A eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Quando se discute a energia, a eficiência energética signif...

Artigo atualizado em 22/02/2022 06:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica