Publicado em 21 jun 2022

Os ensaios em pellets destinados ao uso energético ou como material sanitário

Redação

Os pellets são os granulados de madeira ou uma biomassa compactada em formato cilíndrico, normalmente com comprimento entre 3,15 mm e 40 mm e com diâmetro de 6 mm ou 8mm, podendo ser encontrados pellets de até 12 mm de diâmetro. Para a sua produção podem ser usados aditivos que são todas as substâncias de composto orgânico ou sintético, adicionada à matéria prima durante o processo de confecção, visando aumentar a produção, a qualidade e/ou o desempenho do produto. Por exemplo, pode-se usar o amido de milho, trigo ou mandioca, farelo de arroz, etc., desde que sejam de origem vegetal. Os aditivos podem melhorar o desempenho das máquinas e dos equipamentos durante o processo produtivo e a qualidade do produto em termos de desempenho energético, além de diminuir a higroscopicidade e melhorar a aglutinação das partículas. Os agentes necessários para o funcionamento do processo produtivo, como graxas ou lubrificantes de máquinas, não são considerados aditivos. Os pellets podem ser usados em aplicação comercial que é a sua utilização em estabelecimentos comerciais, com equipamentos de pequeno e médio porte que utilizam aparelhos de queima de biocombustíveis sólidos ou equipamentos com requisitos de combustível semelhantes aos aparelhos residenciais, para geração de ar quente e/ou água quente, como, por exemplo, em pizzarias, hotéis, motéis. Podem ser utilizados em aplicação industrial, em estabelecimentos que se utilizam de equipamentos de médio e grande portes, chamados de caldeiras para geração de vapor e/ou água quente ou fornalhas para geração de calor, principalmente em indústrias. Podem ser usados em aplicação residencial, em uso doméstico que utiliza equipamentos de pequeno porte para combustão (queima) para a produção de energia para água quente ou ar quente, em casas e apartamentos. Em linhas gerais, o produtor deve controlar a qualidade dos pellets fabricados para confirmar a adequação à classificação da norma pertinente. A análise dos parâmetros de comprimento, diâmetro, teor de umidade, durabilidade mecânica, teor de finos e densidade a granel, e volume de aditivos devem ser realizadas ao menos uma vez por período de trabalho, lote ou quando houver mudanças significativas durante o processo. Existem vários métodos de ensaio para pellets produzidos a partir de matérias primas diversas, para aplicação comercial, residencial e no setor industrial, destinados ao uso energético ou ainda como material sanitário.

Da Redação – 

Há no mercado várias tipologias de pellet com características que variam conforme os tipos de madeiras a serem utilizado. São partículas de resíduos agrícolas ou agroflorestais compactados sob a forma de um pequeno cilindro. Eles representam uma fonte de energia renovável, resultando em um combustível sólido a partir de biomassa florestal e de resíduos gerados no processamento da madeira, permitindo uma combustão com pouca fumaça, e liberando menos monóxido e dióxido de carbono do que qualquer combustível fóssil.

É um biocombustível granulado à base de biomassa vegetal, florestal, industrial e agroindustrial, moída e compactada em alta pressão que provoca a transformação dos componentes lignocelulósicos sob efeito do calor gerado pela fricção na passagem pelos furos da matriz, o que resulta em um produto adensado de alto poder calorífico e boa resistência mecânica. No fundo, são formas mecanicamente estáveis de pó ou de serragem de madeira com homogeneidade na granulometria, maior densidade, de baixa umidade e elevado poder calorífico.

Esta transformação com a alta densidade de produto permite um aume...

Artigo atualizado em 21/06/2022 08:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica