Publicado em 21 jun 2022

Como as tendências da inovação vão transformar a indústria 5.0

Redação

Quando se evolui de operações centralizadas em softwares para operações baseadas em inteligência artificial (IA) e suportadas pela força de trabalho, pode-se evoluir para um novo conceito de mercado. A IA será distribuída ao longo de todas as camadas da indústria, com a integração vertical de dispositivos inteligentes, sensores com capacidade de processamento local e dispositivos de controle. Sem falar das soluções em nuvem e da computação em edge, que aumentarão a capilaridade de inovações nas companhias, melhorando seus recursos e processos, além de abrir um enorme leque de oportunidades para o setor.

Cristiano Bonanno – 

Muito provavelmente seremos a primeira geração da história a acompanhar duas revoluções industriais. Graças ao avanço tecnológico que acelera cada vez mais os processos de inovação, estamos vendo rapidamente o setor migrar da indústria 4.0 para indústria 5.0.

Quando tratamos de indústria 4.0, já temos claro no mercado conceitos como big data, analytics, realidade aumentada e manufatura aditiva. A próxima jornada do setor caminha para o 5.0, cuja principal mudança será trazer o ser humano para o centro das discussões. Muito além da tecnologia, o diferencial humano passará a ser peça fundamental dessa engrenagem.

Migraremos de uma realidade concentrada em conectividade das máquinas; customização em massa; supply chain inteligente; produtos smart; e redução da mão de obra nas fábricas, para passar a direcionar esforços para a experiência do cliente; hiper customização; supply chain responsivo e distribuído; produtos interativos atrelados a experiência; e retorno da mão de obra para as fábricas.

Com o trabalho humano aliado à tecnologia, o processo de tomada de decisão será cada vez mais efic...

Artigo atualizado em 21/06/2022 08:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica