Publicado em 06 dez 2022

O esticador para cabo de aço deve obrigatoriamente seguir a norma técnica

Redação

O esticador é um acessório para o cabo de aço constituído de corpo roscado internamente e com dois terminais roscados, com o objetivo de ajustar o comprimento ou a tração do cabo de aço e a resistência à ruptura mínima é a força mínima que o esticador deve suportar sem que haja rompimento. O esticador deve ser capaz de sustentar a carga sob a ação dessa força. Já a carga máxima de trabalho (CMT) é a massa máxima que um esticador está projetado para sustentar em serviços gerais. Assim, o esticador para o cabo de aço é uma ferramenta muito útil para tensionar cabos de aço, correntes, e qualquer fio que precisam ser esticados, com um lado olhal e outro gancho, bastando fixar os cabos a ser esticados nas extremidades do esticador, e girar o corpo, e assim realizar a operação sem nenhum esforço. Geralmente, os esticadores são fabricados em aço carbono, devido à necessidade de aguentar grandes forças em sentidos opostos. Ele é composto de uma peça central onde os ganchos ou olhais podem ser rosqueados. É possível alterar o comprimento dos esticadores rosqueando as hastes da ponta. Por serem presas por meio de rosqueamento, as pontas dos esticadores podem ser facilmente substituídas caso não se adequem ao serviço a ser feito. Eles podem ser utilizados em operações de amarração e movimentação de cargas. Os esticadores para cabos de aço são simples e práticos, bastando somente girar seu corpo, para realizar a operação com esforço mínimo. Para melhores resultados, é preciso saber qual é o esticador mais indicado para cada espessura de cabo. Os esticadores podem ser aplicados em diversos setores, entre eles: construção civil, indústria automobilística, sucroenergético, indústria do petróleo e gás, mineração, etc. Além de servirem para trabalhos pesados, os esticadores também podem ser usados em jardins suspensos para apartamentos, varandas gourmets e em outros projetos de decoração. Em suas extremidades, os esticadores para cabos de aço possuem terminais que, ao serem bem trabalhados, o rosqueamento torna-se suave, não havendo travamento. Existem requisitos normativos obrigatórios para os esticadores para cabo de aço de caixa aberta, forjados ou fundidos.

Da Redação – 

O esticador de cabo de aço proporciona praticidade no momento da instalação e ajuste dos cabos. Este acessório, fixado aos terminais do laço de cabo de aço e cabos de aços, são muito usados para esticar e tensionar os cabos de aço e nas amarrações de carga. É fabricado em aço carbono forjado ou aço maleável, do tipo DIN-1480 e são componentes fundamentais para retirar as folgas dos cabos, evitando possíveis erros de manuseio, como nós, dobras ou flexa causada pelo cabo. quando utilizado para esticar e ajustar um comprimento cabo de aço e correntes, os torna mais completos e dinâmicos. Ao utilizar este acessório alguns cuidados devem ser tomados. É importante sempre travar os esticadores, após o ajuste, assim não haverá perigo de desrosquear e soltar as extremidades. Ao tensionar o cabo de aço, ou corrente, gire o corpo do esticador de forma suave, assim não haverá travamento.

Para a sua conformidade, no ensaio de carga de prova deve ser aplicada uma força pelo menos igual à carga de prova. Após remoção da carga, não pode haver defeito visível e as dimensões devem estar dentro das tolerâncias especificadas nos desenhos de fabricação do esticador. Em nenhum caso qualquer dimensão pode se alterar em mais de 1,0% da dimensão inicial, após a carga de prova ter sido aplicada e removida.

Quando são utilizados processos de acabamento que envolvem risco de fragilização do esticador, por exemplo, limpeza com ácido ou deposição...

Artigo atualizado em 06/12/2022 05:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica