Publicado em 06 dez 2022

Já parou para pensar que a mudança climática é um problema de economia circular

Redação

A economia circular é baseada em três princípios, impulsionados pelo design: eliminação do lixo e da poluição; circular os produtos e os materiais, no seu valor mais alto; e regenerar a natureza. O processo deve ser sustentado por uma transição para as energias renováveis e materiais. Uma economia circular deve dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos, sendo um sistema resiliente que é bom para os negócios, as pessoas e o meio ambiente.

Amanda Baldochi – 

Não canso de ouvir a mídia falar: a emissão de gases tóxicos, como o CO2, decorrente de ações humanas, como atividade industrial e transporte, é responsável pelo fenômeno das mudanças climáticas. Vou dividir essa frase em duas partes, a primeira: sim, a emissão de gases de efeito estufa, como o CO2, metano e outros gases formam uma camada na atmosfera que retém calor, o que faz com que a temperatura global média da Terra venha aumentando ao longo do tempo, e de maneira bastante expressiva depois da revolução industrial, quando começamos a usar em larga escala combustíveis fósseis como o carvão.

O segundo ponto que queria trazer para reflexão é que o CO2 não é um gás tóxico. Todos os seres vivos, ao respirarem, absorvem o oxigênio da atmosfera e, por meio do processo de respiração celular, eliminam CO2. Ou seja, se o CO2 fosse tóxico, nós estaríamos nos envenenando simplesmente por respirar.

Fazendo o ciclo inverso, as plantas e algas, no processo de fotossíntese, retiram o CO2 da atmosfera e o fixam em seus tecidos, enquanto eliminam, como resíduo, o oxigênio que respiramos. A natureza, em seus c...

Artigo atualizado em 06/12/2022 05:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica