Publicado em 06 dez 2022

A normalização construtiva obrigatória do vaso de pressão não sujeito à chama

Redação

Os vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento. Quando se fala em vaso de pressão, pode-se considerar desde a mais simples panela de pressão até os mais complexos equipamentos utilizados na indústria. Os não sujeitos a chama são os de armazenamento e de acumulação, como torres de destilação fracionada, retificação, absorção, etc.; reatores diversos; esferas de armazenamento de gases; trocadores de calor, incluindo os aquecedores; resfriadores; condensadores; refervedores; resfriadores a ar. Os sujeitos a chama incluem as caldeiras e os fornos. Os vasos sujeitos ou não a chama são os que onde há ou não presença de fogo, embora os não sujeitos a chama possam, em muitos casos, trabalhar em temperaturas elevadas. Pode-se destacar que nenhuma norma ou código construção consegue ser escrito com detalhes suficientes que possam garantir todas as boas práticas de fabricação. Cada fabricante de equipamentos pressurizados é responsável por adotar todas as medidas necessárias, para garantir que boas práticas de fabricação e de projeto sejam usadas para assegurar a qualidade da construção destes equipamentos. A conformidade com os requisitos da série NBR 16035 não substitui a necessidade de atendimento às obrigações descritas em leis ou regulamentações vigentes no país.

Em todos os vasos de pressão existe sempre um invólucro estanque, externo e continuo que é denominado parede de pressão do vaso, ou seja, o elemento do vaso que contém o fluido pressurizado. A parede de pressão pode ser simples ou múltipla, bem como pode assumir vários formatos, dependendo principalmente das dimensões e da finalidade do equipamento.

Além da parede de pressão, os vasos possuem sempre outras partes que não são submetidas à pressão, como é o caso, por exemplo, do suporte do vaso. De forma genérica, os vasos de pressão não sujeitos a chama são empregados em três casos gerais de uso: armazenagem de gases sob pressão; processamento de gases e líquidos; e acumulação intermediaria de gases e líquidos em processos industriais.

Pode-se observar que os gases são quase sempre armazenados sob forma liquefeita para que se possa ter um grande peso armazenado em um volume relativamente pequeno. A armazenagem de gases em forma gasosa é geralmente antieconômica, devido ao seu pequeno peso especifico. Um gás pode ser mantido liquefeito pela pressurização, em temperatura ambiente, e, neste caso, os reservatórios de armazenagem são vasos de press...

Artigo atualizado em 06/12/2022 05:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica