Publicado em 14 fev 2023

A aplicação da areia descartada de fundição em asfalto e aterro sanitário

Redação

 A indústria de fundição de metais gera areias usadas e as fundições compram areia nova e virgem para fazer moldes e a areia é reutilizada inúmeras vezes dentro da fundição. Essa reutilização acaba tornando a areia imprópria para uso em moldes de fundição e uma parte da areia é continuamente removida e substituída por areia virgem. A areia de fundição usada pode ser reciclada em aplicações não relacionadas à fundição ou aterrada. Estima-se que menos de 30% dos milhões de toneladas de areias de fundição usadas geradas anualmente são recicladas, o que é um desperdício, já que a areia de fundição gasta pode ser reutilizada com segurança e economia. As areias descartadas de fundição são aquelas provenientes do processo produtivo da fabricação de peças fundidas, como areias de macharia, de moldagem, areia verde, preta, despoeiramento, de varrição. A sua reutilização ou reuso é uma prática ou técnica na qual os resíduos podem ser usados repetidamente na forma em que se encontram, sem necessidade de tratamento para alterar as suas características exceto por atividades de limpeza ou segregação. Já a reciclagem consiste em prática ou técnica na qual os resíduos podem ser usados como matéria-prima ou insumo dentro da mesma atividade que o gerou ou em outra atividade incluindo a necessidade de tratamento para alterar suas propriedades químicas ou físico-químicas. Há critérios normativos obrigatórios para a aplicação de areias descartadas de fundição como matéria-prima em concreto asfáltico e cobertura diária em aterro sanitário.

Da Redação – 

O processo de fundição mais comum usado é o sistema de fundição em areia. Praticamente todos os moldes de fundição em areia para fundidos ferrosos são do tipo areia verde que consiste em areia de sílica de alta qualidade, argila bentonita (como aglutinante), água e carvão (um aditivo de molde carbonáceo para melhorar o acabamento da fundição). O tipo de metal que está sendo fundido determina quais aditivos e qual a gradação de areia é usada.

A produção de areia de fundição requer sistemas especializados de triagem e classificação, e envolve uma análise detalhada do material de alimentação e das especificações do grau de areia. No processo de lavagem há a separação que é o processamento úmido separando com precisão as partículas de tamanho grande e removendo a argila por meio de um sistema de lavagem por hidrociclone, que pode ser um processo único ou duplo, dependendo do nível de argila presente.

Na maioria dos casos, esfregar também é necessário para liberar a argila que está ligada ao minério. Isso geralmente é feito através das células de atrito antes ou depois da triagem da areia bruta. Durante es...

Artigo atualizado em 14/02/2023 05:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica