Publicado em 21 fev 2023

A norma ISO 14001 e o competitivo mercado da sustentabilidade

Redação

87% dos consumidores brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis, aponta estudo da agência de pesquisa norte-americana Union + Webster. A sustentabilidade deixou de ser um diferencial e tornou-se fator de sobrevivência dentro do mercado cada vez mais competitivo. A norma ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental auxilia as organizações nesse processo.

Alessandra Gaspar Costa – 

87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis, segundo a agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, ou seja, a sustentabilidade de uma organização é ponto crucial para a continuidade do negócio frente ao mercado e a sociedade. Além da cobrança dos consumidores, as empresas de capital aberto terão obrigatoriedade de inclusão em seu balanço, a partir de 2023, do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e dados ESG (Environmental, social, and corporate governance, em português, ambiental, social e governança).

Apesar da obrigação ser, neste momento, voltada para as empresas de capital aberto, todas as demais, independentemente do porte ou da área de atuação, podem aderir ao ESG. Para conduzir este processo, a ISO 14001 é uma aliada, por seguir a metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA) -- planejar, fazer, checar e agir.

Com a norma é possível estruturar o sistema de gestão ambiental (SGA) de uma organização, possibilitando o controle dos impactos no meio ambiente e o desenvolvimento de práticas sustentáveis atreladas as suas atividades e produtos. A I...

Artigo atualizado em 17/02/2023 11:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica