Publicado em 04 abr 2023

A melhoria da segurança das escadas e esteiras rolantes existentes

Redação

Em escadas e esteiras rolantes existem uma classificação dos vários perigos e situações perigosas que esses equipamentos podem causar, tendo sido cada um dos quais analisado por uma avaliação de risco. Por isso, deve-se prover as ações corretivas para melhorar progressiva e seletivamente, passo a passo, a segurança de todas as escadas rolantes e esteiras rolantes existentes em direção ao estado da arte atual para segurança. Isso pode permitir que cada escada rolante e esteira rolante seja inspecionada e que as medidas de segurança sejam identificadas e implementadas de maneira gradual e seletiva de acordo com o nível de probabilidade e severidade de qualquer risco único. Isso se relaciona os riscos alto, médio e baixo, bem como as ações corretivas que podem ser aplicadas em etapas separadas, a fim de minimizar os riscos. Esse processo pode ser utilizado como uma diretriz para as empresas de manutenção e/ou organismos de inspeção, para informar os proprietários dos equipamentos sobre o nível de segurança de suas instalações e os proprietários dos equipamentos, para atualização da escada rolante ou esteira rolante existente de forma voluntária. Há requisitos normativos obrigatórios para a melhoria da segurança de escadas rolantes e esteiras rolantes existentes, com o objetivo de atingir o estado da arte atual de segurança equivalente ao de uma escada rolante e esteira rolante instalada conforme os requisitos da NBR 16734-1.

As escadas ou esteiras rolantes existentes são as que estão em serviço à disposição de seu proprietário, projetada e instalada conforme os requisitos anteriores à publicação da NBR 16734-1:2022. Todas as soluções técnicas mais modernas para a melhoria das escadas rolantes e esteiras rolantes existentes estão listadas na norma nos requisitos de segurança e/ou medidas de proteção. Embora a melhoria imediata de todas as escadas e esteiras rolantes existentes para o que há de mais moderno seja sensata do ponto de vista da segurança, pode não ser possível realizar isso em um curto período de tempo, principalmente por razões econômicas.

A norma não estabelece as exigências envolvendo as obrigações contratuais de ações a serem executadas em uma determinada escada ou esteira rolante, nem período de tempo. Tais obrigações para escadas ou esteiras rolantes existentes são sujeitas à legislação vigente. Os procedimentos descritos na norma visam dar assistência para a elaboração da legislação local, para melhorar a segurança das escadas ou esteiras rolantes existentes, mostrando como identificar e avaliar as situações de riscos existentes e como ...

Artigo atualizado em 04/04/2023 05:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica