Publicado em 09 mai 2023

Os ensaios para a determinação da resistência à tração em pinturas industriais

Redação

A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio. Por meio do processo corrosivo, o material metálico passa da forma metálica, energeticamente metaestável, à forma combinada (forma iônica), energeticamente mais estável, resultando em desgaste, perda de propriedades, alterações estruturais, etc. As reações de corrosão são espontâneas. Enquanto na metalurgia adiciona-se energia ao processo para obtenção do metal, na corrosão observa-se a volta espontânea do metal à forma combinada, com a consequente liberação de energia. Alguns materiais de elevado uso industrial possuem baixa resistência a corrosão na maioria dos meios. Esta resistência pode ser melhorada, ampliada ou até mesmo obtida no seu mais elevado grau, utilizando técnicas ou métodos de proteção anticorrosiva que promovem a passivação ou a polarização do material. Como técnica de proteção anticorrosiva, a pintura industrial possui uma série de características importantes, tais como facilidade de aplicação e de manutenção, relação custo/benefício atraente e ainda pode proporcionar outras propriedades adicionais, como a finalidade estética, sinalização de estruturas ou de equipamentos; identificação de fluidos em tanques ou tubulações; auxílio na segurança industrial, etc. Existem métodos normativos de ensaio para a determinação da resistência à tração de revestimentos aplicados a substratos rígidos.

Da Redação – 

Ao se proteger uma estrutura ou um equipamento, por meio de revestimentos por pintura, na realidade o que se vai fazer é a aplicação de um esquema de pintura sobre a superfície a ser protegida. É comum definir-se esquema de pintura como sendo um procedimento dentro do qual se especificam todos os detalhes técnicos envolvidos em sua aplicação. Isso envolve o tipo de preparação e o grau de limpeza da superfície; as tintas de fundo, intermediária e de acabamento a serem aplicadas; a espessura de cada uma das demãos de tintas; os intervalos entre demãos e os métodos de aplicação das tintas; os critérios para a execução de retoques na pintura; os ensaios de controle de qualidade a serem executados na pintura; e as normas e os procedimentos a serem seguidos para cada atividade a ser realizada.

Para fins de proteção anticorrosiva de estruturas metálicas ou de equipamentos, um esquema de pintura é composto, na maioria dos casos, pela tinta de fundo ou primária, tinta intermediária e tinta de acabamento. É importante ressaltar que nem sempre é necessária a presença da tinta intermediária. Em alguns casos, dependendo...

Artigo atualizado em 09/05/2023 12:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica