Publicado em 13 jun 2023

A influência do cobre e do alumínio no mercado de carros elétricos

Redação

De um modo geral, um veículo tradicional, com motor à combustão, pode conter até 20 kg de cobre em sua estrutura. Contudo, de acordo com a National Geographic, um automóvel totalmente elétrico utiliza três vezes mais cobre do que os modelos à gasolina, o que demonstra a importância do metal para o avanço deste mercado. Quanto ao alumínio, o metal já desempenha papel importante nos automóveis tradicionais, com presença em perfis que compõem painéis e até em peças fundidas do motor. Embora as aplicações do produto sejam bastante similares nos diferentes tipos de automóveis, as possibilidades da utilização do metal nos carros elétricos são ainda maiores.

Ricardo de Luca – 

Historicamente, o mercado automotivo impacta diretamente o desenvolvimento econômico mundial e o Brasil não é uma exceção a esta regra. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (Anfavea), o segmento responde por cerca de 22% do produto interno bruto (PIB) da indústria e aproximadamente 4% do PIB total do país.

Diante disto, o principal assunto com relação ao desenvolvimento deste setor trata-se da eletrificação veicular. O interesse pela temática pôde ser vislumbrado, inclusive, durante a realização da Automec 2023, em São Paulo, que contou com elevado número de empresas do ramo, incluindo soluções voltadas para a eletromobilidade.

Com o surgimento do Acordo de Paris, em 2015, cujo objetivo é reduzir a emissão de gases de efeito estufa a partir de 2020, a eletrificação tem se destacado ainda mais dentro do mercado de veículos, uma tendência que se mostra cada vez mais concreta, a partir dos dados, que demonstram crescimento exponencial, sobretudo nos últimos anos. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2022, o volume...

Artigo atualizado em 13/06/2023 04:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica