Publicado em 14 jan 2020

As baterias de partida para uso em veículos

Redação

Esses equipamentos são acumuladores recarregáveis de energia que só costumam receber atenção do motorista quando apresenta problema. As baterias chumbo-ácido continuam dominando o mercado como dispositivos de armazenamento para sistemas automotivos de partida e fornecimento de energia, mas estão enfrentando concorrência de tecnologias alternativas de armazenamento e sendo desafiadas por novos requisitos de aplicação, particularmente relacionados às novas funções de veículos elétricos e à eletrificação do trem de força. Mas, mesmo assim, é preciso entender que os acumuladores chumbo-ácido com tensão nominal de 12 V e 6 V são utilizados principalmente como fonte de energia para partida de iluminação, assim como aos equipamentos auxiliares de veículos com motor de combustão interna.

Da Redação – 

A bateria de chumbo-ácido do carro é composta por séries de placas imersas em uma solução de ácido sulfúrico. Cada placa possui uma grade na qual o material ativo está anexado. Na placa negativa, o óxido de chumbo é fixado como material ativo, enquanto na placa positiva, o chumbo puro é fixado. Todas as placas negativas estão conectadas. Da mesma forma, todas as placas positivas também são conectadas.

Quando a bateria está conectada à carga, ocorre o processo de descarga, no qual o ácido sulfúrico no eletrólito se combina com o material ativo na placa. Isso libera energia e o material da placa é convertido em sulfato de chumbo. Tanto os materiais ativos nas placas negativas quanto as positivas tornam-se sulfato de chumbo.

 



Durante esta reação química, os átomos de hidrogênio no ácido sulfúrico combinam-se com o oxigênio para formar a água. Como resultado, as placas positivas liberam elétrons e as placas negativas aceitam igual número de elétrons. Isso cria uma...

Artigo atualizado em 09/06/2022 03:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica