Publicado em 22 ago 2023

A Qualidade dos disjuntores e interruptores à corrente diferencial residual

Redação

O disjuntor é um dispositivo mecânico de manobra capaz de estabelecer, de suportar e de interromper as correntes nas condições normais do circuito, além de estabelecer, de suportar durante um intervalo de tempo especificado e de interromper (automaticamente) as correntes nas condições anormais especificadas do circuito, como aquelas do curto-circuito. O interruptor à corrente diferencial residual é um dispositivo mecânico de interrupção projetado para estabelecer, suportar e interromper as correntes nas condições de serviço normais e para provocar a abertura dos contatos quando a corrente diferencial residual atingir, nas condições especificadas, um valor especificado. O interruptor à corrente diferencial residual sem proteção contra as sobrecorrentes incorporada (IDR) é um dispositivo de interrupção diferencial residual não projetado para realizar as funções de proteção contra sobrecargas e/ou curtos-circuitos e o disjuntor à corrente diferencial residual com proteção contra as sobrecorrentes incorporada (DDR) é um dispositivo de interrupção diferencial residual projetado para realizar as funções de proteção contra sobrecargas e/ou curtos-circuitos. Estes dispositivos são destinados à proteção das pessoas contra os contatos indiretos, às partes metálicas acessíveis da instalação sendo conectadas a um aterramento apropriado e à proteção das linhas elétricas contra as sobrecorrentes nas edificações e aplicações similares. Eles podem ser utilizados para assegurar a proteção contra os perigos de incêndio resultantes de uma corrente de falta persistente à terra, sem intervenção do dispositivo de proteção contra as sobrecorrentes do circuito.

Da Redação – 

Os DDR devem ser projetados de maneira que, quando fixados e equipados com condutores em utilização normal, as partes vivas não sejam acessíveis. O termo utilização normal implica que o DDR é instalado de acordo com as instruções do fabricante. Uma parte é considerada acessível quando pode ser tocada com o dedo de ensaio normalizado. No caso dos DDR diferentes daqueles do tipo plugável, as partes externas que não sejam os parafusos ou outros elementos de fixação das tampas e etiquetas, que são acessíveis quando os DDR forem fixados e equipados com condutores como em utilização normal, devem ser de material isolante ou inteiramente revestidos de material isolante, a menos que as partes vivas estejam envolvidas em um invólucro interno de material isolante.

Os revestimentos devem ser fixados de maneira que não haja o risco de se perderem durante a instalação dos DDR. Estes revestimentos devem ter espessura e resistência mecânica suficientes e devem assegurar uma proteção eficaz nos locais que apresentam ângulos vivos. As entradas de cabos ou de eletrodutos devem ser de material isolante ou munidas de luvas de ...

Artigo atualizado em 22/08/2023 04:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica