Publicado em 05 set 2023

A conformidade dos transformadores de potencial (TP) de tensão

Redação

Esses equipamentos possuem um abaixador que reduz a tensão de alto nível para níveis baixos e mais seguros. A tensão de saída do transformador de potencial pode ser medida conectando um voltímetro comum. Além disso, também fornece isolamento entre o circuito de alimentação de alta tensão e o circuito de medição de baixa tensão. Possui enrolamento primário e secundário. O número de voltas nos enrolamentos primários é maior que o número de voltas no enrolamento secundário porque é um transformador abaixador. O projeto e o material usado para o PT ajudam a obter maior precisão e, portanto, a economia do material a ser utilizado não é considerada importante. O tamanho do condutor usado nos enrolamentos é grande, a estrutura do tipo shell é usada para baixas tensões e a estrutura tipo núcleo é usada para altas tensões. Os enrolamentos primários de alta tensão são divididos em seções para reduzir o custo de isolamento e também são cobertos com cambraia de verniz para reduzir o custo de isolamento. As suas especificações normativas de conformidade envolvem as características elétricas e construtivas de transformadores de potencial (TP) de tensão máxima de 15 kV, 24,2 kV e 36,2 kV, destinados a serviços de medição e proteção, para exterior e para interior, sendo, também, aplicados somente aos TP com um enrolamento secundário, sem derivação, grupos de ligação 1 e 2.

Da Redação – 

Um transformador de potencial (TP) é um instrumento usado para fins de proteção e medição nos sistemas de energia, sendo utilizado principalmente para medir alta tensão alternada em um sistema de energia. Os transformadores de potencial são transformadores abaixadores, ou seja, possuem muitas espiras no enrolamento primário enquanto o secundário possui poucas espiras. A tensão reduzida pelo transformador de potencial pode ser medida usando um voltímetro em ca de faixa baixa.

O transformador de potencial possui construção do tipo concha de seu núcleo magnético para melhor precisão. Uma extremidade do enrolamento secundário do transformador de potencial é aterrada para fornecer a proteção adequada ao operador. O enrolamento primário do transformador de potencial é conectado através da linha de alta tensão cuja tensão deve ser medida e um voltímetro CA de baixa faixa (geralmente 0-110 V) é conectado através do enrolamento secundário do TP.

Nos TP para o exterior, a placa de identificação e diagnóstica deve ser de aço inoxidável e, nos TP para interior, deve ser de alumínio anodizado ou outro material não...

Artigo atualizado em 05/09/2023 05:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica