Publicado em 05 dez 2023

O desempenho térmico das carrocerias termicamente isoladas

Redação

O transporte em veículos refrigerados, tanto urbanos como interurbanos, pode constituir um ponto crítico na depreciação da qualidade do produto perecível, tendo em vista as variações de temperatura durante as operações de carregamento e descarregamento, ou mesmo durante todo o processo de transporte. Aproximadamente, um terço de alimentos frescos é descartado devido às condições sanitárias e de conservação inadequadas durante as etapas de distribuição. Por isso, distribuir alimentos perecíveis torna a logística fundamental no anseio dos consumidores de exigir cada vez mais qualidade nos alimentos, atributo essencial para o comércio. As particularidades no transporte de carga refrigerada, geralmente tratam de produtos que podem sofrer qualquer tipo de deterioração, seja biológica, física ou química e que prejudicam suas qualidades para industrialização, comercialização e consumo. O desafio desse tipo de transporte assegura que a mercadoria será transportada no ambiente adequado e contínuo ao longo do seu percurso, garantindo sua qualidade durante todos os processos envolvidos como armazenamento, distribuição, transporte e consumo. Há especificações normativas obrigatórias de desempenho térmico para as carrocerias termicamente isoladas, com ou sem unidade frigorífica, destinadas ao transporte por via terrestre de produtos perecíveis.

Da Redação – 

Uma carroceria frigorífica tipo de carroceria que inclui todos os aspectos funcionais da carroceria termicamente isolada e da unidade frigorífica, associados ao desempenho térmico e a carroceria termicamente isolada é uma estrutura que envolve o espaço de carga, construída com paredes, portas, piso e teto isolados termicamente, por meio dos quais as trocas de calor são limitadas por um coeficiente efetivo de isolamento. Pode-se afirmar que o transporte de produtos termossensíveis é um item muito delicado e requer uma atenção mais aprofundada de todo o mercado envolvido com este segmento de produto.

Nesta atividade complexa, são colocadas as responsabilidades de um prazo de entrega curto e a conservação ideal da carga, incidindo assim diretamente no preço de uma carga a percepção de valor do cliente final. Para o transporte de produtos termossensíveis são necessários equipamentos que possibilitem climatizar o ambiente na sua temperatura adequada. O transporte de produtos com temperatura controlada está inserido na cadeia de frio em diferentes etapas e envolve o uso de equipamentos de refrigeração específicos...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica