Publicado em 26 dez 2023

Entenda porque não se deve misturar os produtos de limpeza

Redação

Os itens de higienização, quando misturados, podem gerar gases tóxicos e irritações nocivas à saúde. É comum pensar que, ao misturar diferentes produtos de limpeza, pode-se potencializar o seu poder de limpeza. Essa crença, porém, está longe de ser verdadeira. Na verdade, a mistura inadequada de produtos de limpeza pode resultar em uma reação química perigosa. Muitos produtos de limpeza contêm substâncias químicas fortes e, quando combinados, podem criar gases tóxicos, vapores nocivos ou até mesmo explosões.

Kender Lima – 

A boa limpeza do ambiente doméstico é fundamental para garantir a higienização do lar e, claro, deixar todos os cômodos com um odor bem agradável. Porém, apesar de os produtos de limpeza serem elaborados de forma segura e eficiente para a utilização humana nas tarefas cotidianas, é preciso prestar muita atenção na mistura desses itens, que em geral deve ser evitada.

O principal motivo para isso é o potencial risco à saúde que as diferentes combinações de produtos podem causar, desde irritações na pele até intoxicações por gases gerados e explosões. Isso pode acontecer porque os itens de limpeza são feitos com base em fórmulas químicas responsáveis por eliminar vírus, bactérias e demais agentes infectantes.

Isolados, esses produtos são bastante seguros, já que foram testados e registrados de acordo com os órgãos reguladores. Porém, quando são feitas algumas combinações, especialmente por conta do desconhecimento de quem os utiliza, os resultados podem ser muito inseguros — e até potencialmente letais, em alguns casos.

É muito comum clientes domésticos misturarem limpa alumínio com água sanitária...

Artigo atualizado em 02/01/2024 07:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica