Publicado em 02 jan 2024

Os procedimentos de aplicação dos geoexpandidos devem seguir a norma técnica

Redação

Os geoexpandidos (geofoam) são os blocos tridimensionais de polímero celular rígido usado em aplicações de engenharia geotécnica e o seu lote de produção consecutiva de blocos devem ter a mesma densidade e as mesmas dimensões, sem que ocorra troca de matéria prima ou de parâmetros de produção. Trata-se de um preenchimento leve que deve estar em conformidade com a norma que oferece maior controle sobre o projeto geotécnico. Assim, o material foi projetado para oferecer o maior controle possível para a aplicação do projeto: desde o design e cronogramas até materiais e custos e, em última análise, controle sobre resultados. Existem os requisitos normativos e os procedimentos a serem aplicados por fabricantes e distribuidores de geoexpandidos, quando fabricados por meio da expansão de pérolas de poliestireno por processo de moldagem (EPS). Envolvem um conjunto mínimo de requisitos, controle da fabricação e de informações a serem fornecidas aos usuários e projetistas a fim de atender às necessidades de projeto. Outras propriedades estabelecidas em função do tipo de aplicação, do tipo de produto e dos requisitos específicos de cada obra podem ser necessárias.

As propriedades técnicas do geofoam, como baixo peso, alta resistência mecânica, isolamento térmico e baixa absorção de água, o tornam ideal para diferentes aplicações, incluindo: aterros sobre solos moles; estabilização de taludes; substituição de aterros convencionais; proteção de tubulações e outras infraestruturas enterradas; preenchimento de estruturas (arquibancadas, decks, etc.); alívio de empuxo em muros de arrimo; e nos encontros de pontes e viadutos. Para cada tipo de projeto, são recomendados diferentes métodos de implantação e especificações de material. No caso da construção de aterros rodoviários, a técnica utilizada consiste no empilhamento dos blocos que, posteriormente, são cobertos por aterros laterais e pavimentação superior. Nesse processo, apenas dois blocos do material podem substituir cerca de um caminhão inteiro de solo, agregando economia e praticidade à obra.

Para que um produto seja classificado como geoexpandido, ele deve atender, obrigatoriamente, a alguns critérios normativos em termos de propriedades, procedimento e frequência de ensaios. Qualquer modificação na matéria prima (formulação ou fornecedor) ou no proc...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica