Publicado em 27 fev 2024

Os parâmetros normativos para a fabricação das ferramentas superabrasivas

Redação

Normalmente, as ferramentas superabrasivas são submetidas a esforços elevados durante as operações de retificação e corte. Por isso, elas devem apresentar coeficientes de segurança e velocidades mínimas de ruptura específicas, em função do tipo de máquina, do tipo de operação e da velocidade periférica máxima de operação. Esses produtos se referem a uma classe de ferramentas usadas em retificação de precisão em muitas indústrias, contendo diamante natural, diamante sintético e/ou CBN – alguns dos materiais mais duros que podem ser fabricados. Os superabrasivos também são às vezes chamados de diamantes industriais: um diamante industrial é um pequeno diamante de qualidade que não é uma gema, destinado a abrasivos, ferramentas de corte e perfuração. Há parâmetros normativos a serem seguidos na fabricação das ferramentas superabrasivas, a fim de padronizar e especificar os produtos, seus coeficientes de segurança, formatos e velocidades periféricas. Incluem, ainda, os procedimentos e ensaios de verificação para que as ferramentas atendam às disposições normativas, e, além disso, apresentar as informações relativas à segurança, as quais devem ser disponibilizadas aos usuários pelos fabricantes.

Os fabricantes, fornecedores ou importadores de produtos superabrasivos devem fornecer ao consumidor todas as informações que permitam a utilização segura dos produtos. Esses produtos devem estar de acordo com a legislação vigente. As ferramentas superabrasivas são frágeis e devem ser manipuladas com a extrema precaução.

A utilização incorreta de produtos superabrasivos, seja por montagem incorreta seja porque o produto está danificado, pode causar sérios acidentes. Dessa forma, as ferramentas superabrasivas devem ser manipuladas e transportadas com precaução. Devem ser armazenadas de forma que não sejam danificadas por influência mecânica ou pelo meio ambiente.

Para escolha das ferramentas superabrasivas, as informações contidas no rótulo ou na própria ferramenta superabrasiva, bem como as restrições de utilização, as indicações sobre a segurança ou quaisquer outras instruções, devem ser sempre seguidas. Em caso de dúvida sobre a escolha de um produto superabrasivo, o usuário deve solicitar previamente informações ao fabricante ou ao fornecedor.

As ferramentas superabrasivas devem ser submetidas a uma inspeção visual no momento do rece...

Artigo atualizado em 20/02/2024 03:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica