Publicado em 27 fev 2024

O gerenciamento da qualidade dos preservativos femininos

Redação

Um preservativo feminino é um invólucro que alinha completamente o canal vaginal, projetado para ser retido na vagina durante a relação sexual e após a retirada do pênis, para impedir a gravidez e a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Os preservativos femininos que satisfazem ou excedem os requisitos da NBR ISO 25841 são efetivamente utilizados para fins contraceptivos e na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) leia mais nessa revista digital. Eles têm propriedades de proteção adequadas e propriedades físicas adequadas para que não rompam durante o uso, são corretamente embalados para ficarem protegidos durante o armazenamento ao longo de todo o prazo de validade exigido e são corretamente rotulados para facilitar seu uso correto. Esse relatório técnico descreve as informações dos princípios essenciais para a aplicação da NBR ISO 25841. Ele apresenta os detalhes dos elementos aplicáveis no gerenciamento da qualidade dos preservativos femininos, conforme requerido pelas referências normativas relacionadas, como referido na NBR ISO 25841, e outros conceitos relevantes. O relatório complementa o uso da NBR ISO 25841 e trata de aspectos do gerenciamento de qualidade a serem considerados durante o desenvolvimento, fabricação, verificação de qualidade e aquisição de preservativos femininos. Ele abrange os princípios dos sistemas de gerenciamento de qualidade do projeto, fabricação e entrega de preservativos femininos, com ênfase em seu desempenho, segurança e confiabilidade. É aplicável aos preservativos femininos feitos de  , ou de polímeros sintéticos, e aos produtos de retenção que são componentes integrantes dos preservativos femininos.

Da Redação – 

A NBR ISO 13485 é uma norma genérica para o gerenciamento da qualidade de produtos para saúde e serve como requisito para a conformidade regulatória. Os requisitos de qualidade específicos para preservativos femininos são apresentados na NBR ISO 25841. Este documento fornece aos fabricantes, compradores, agências reguladoras e laboratórios de ensaios de terceira parte informações relativas à implementação e aplicação das NBR ISO 25841 e NBR ISO 13485 no gerenciamento da qualidade para a fabricação de preservativos femininos, e para que os compradores desenvolvam especificações técnicas de compra apropriadas e verifiquem se os preservativos entregues cumprem com os requisitos das NBR ISO 25841 e NBR ISO 13485.

Destaca a importância dos requisitos do sistema de gerenciamento de qualidade baseado na NBR ISO 13485, que são aplicados durante todas as etapas do projeto e desenvolvimento, produção, fornecimento, aquisição e pós-produção relacionados ao ciclo de vida completo dos preservativos femininos. A qualidade consistente dos preservativos femininos, assim como de outros produtos para saúde, é garantida pela ...

Artigo atualizado em 20/02/2024 03:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica