Publicado em 05 mar 2024

Os serviços de transporte inteligente para a economia de energia

Redação

A economia de energia é uma das questões habituais e mensuráveis a serem abordadas em todas as cidades do mundo, pois ela é consumida sempre que os cidadãos se deslocam dentro das cidades e entre elas, usando serviços de transporte para as suas necessidades diárias e atividades de negócio. O princípio do transporte inteligente para economia de energia depende não apenas dos modos de transporte, mas também dos sistemas de tração para a circulação de veículos de transporte, uma vez que a energia é consumida principalmente na condução dos veículos. Além da operação do veículo, a energia é usada para apoiar as operações de despacho e organizar todo o sistema de transporte. Há orientações normativas sobre a redução do consumo de energia pelo transporte de passageiros, encomendas, frete e serviços postais nas cidades e zonas urbanas, que não designam os procedimentos específicos para economizar energia, mas sugerem alternativas de economia de energia a serem adotadas em sistemas de transporte normalmente organizados em diferentes locais e escalas, e para diferentes finalidades.

Da Redação – 

O transporte inteligente para economia de energia visa os serviços de transporte que são determinados a partir de questões técnicas e de negócio. O transporte inteligente para economia de energia pode ser introduzido em operações organizadas por modos de transporte iguais (por exemplo, de ferrovia para ferrovia) e diferentes (por exemplo, trem para ônibus) e nas interfaces entre transportes público e privado.

No mesmo modo de transporte, o transporte inteligente pode ser introduzido na operação de direito de passagem, além de uma operação por um único transportador ou proprietário ou gestor ferroviário/rodoviário/aéreo: operação de direito de passagem de trens (por exemplo, ferrovias convencionais e metrô ou veículo leve sobre trilhos (VLT), trechos eletrificados e não eletrificados); operação de direito de passagem de ônibus (por exemplo, diferentes operadoras de ônibus, diferentes rotas/territórios licenciados); operação sincronizada (tempo e espaço) entre diferentes empresas (por exemplo, conexão entre operadoras ferroviárias privadas e públicas e entre diferentes operadoras de ônibus); emissão de bilhet...

Artigo atualizado em 20/02/2024 04:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica