Publicado em 12 mar 2024

Deve-se ter uma atitude para mais segurança nas operações de mineração

Redação

As empresas precisam avançar, em paralelo aos seus sistemas formais de segurança, para uma transformação cultural, na qual os profissionais envolvidos possam encontrar sentido em suas ações, tornando-se responsáveis pelo controle dos riscos em suas atividades cotidianas.

Alexandre Souto – 

Os desafios para as corporações alcançarem melhores índices de segurança, com priorização efetiva da integridade das pessoas envolvidas nas operações, são complexos e ultrapassam em muito a ideia de incorporar regulamentos, normas e controles, simplesmente, por meio da imposição. Apostar na disseminação de uma grande quantidade de informações, dentro de processos burocráticos, pouco analíticos e nada interativos, pode frustrar as expectativas de melhorar o desempenho em saúde e segurança das organizações e contribuir para um alto índice de incidentes, o que pode trazer, também, danos financeiros e à reputação.

As empresas precisam avançar, em paralelo aos seus sistemas formais de segurança, para uma transformação cultural, na qual os profissionais envolvidos possam encontrar sentido em suas ações, tornando-se responsáveis pelo controle dos riscos em suas atividades cotidianas. Em suma: não basta dizer que tal ato é proibido e que tal ação é obrigatória.

É preciso discutir as razões e abrir canais de diálogo e reflexão para a efetiva realização de um trabalho seguro, cabendo às equipes de seguranç...

Artigo atualizado em 12/03/2024 09:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica