Publicado em 02 abr 2024

A Qualidade dos calibradores de nível sonoro

Redação

Um calibrador de nível sonoro é um dispositivo que gera uma pressão sonora senoidal de frequência e nível de pressão sonora especificados, quando acoplados a modelos especificados de microfone em configurações especificadas. O pistonfone é um calibrador de nível sonoro no qual a pressão sonora é gerada pelo movimento de um ou mais pistões em um volume constante de ar, criando uma velocidade volumétrica bem definida. O nível de pressão sonora especificado é aquele gerado sob condições ambientais de referência para utilização com um modelo particular de microfone e sua configuração, válido tanto para um calibrador de nível sonoro individual (no caso de um calibrador de classe LS) quanto para todos os calibradores de nível sonoro do mesmo modelo (no caso de um calibrador de classe 1 ou 2). Há especificações normativas de desempenho para três classes de calibradores de nível sonoro: classe LS (padrão de laboratório), classe 1 e classe 2. Os limites de aceitação são menores para instrumentos de classe LS e maiores para os de classe 2. Os calibradores de nível sonoro de classe LS são normalmente utilizados apenas em laboratório; calibradores de nível sonoro de classe 1 e de classe 2 são considerados calibradores de nível sonoro para uso em campo. Um calibrador de nível sonoro de classe 1 é principalmente destinado à utilização com um sonômetro de classe 1 e um calibrador de nível sonoro de classe 2 é principalmente destinado à utilização com um sonômetro de classe 2, como especificado na IEC 61672-1. Os limites de aceitação para calibradores de nível sonoro de classe LS são baseados na utilização de um microfone padrão de laboratório, como especificado na IEC 61094-1, para demonstrações de conformidade aos requisitos normativos. Os limites de aceitação para calibradores de nível sonoro de classe 1 e classe 2 são baseados na utilização de um microfone padrão de trabalho, como especificado na IEC 61094-4, para demonstrações de conformidade aos requisitos normativos.

Da Redação – 

Um calibrador de nível sonoro é um dispositivo portátil que emite um tom audível de nível e frequência muito precisos. Antes de fazer medições de ruído, o calibrador é colocado no microfone do medidor e a leitura é verificada manualmente pelo usuário ou automaticamente pelo medidor.

Dessa forma, verificar a calibração de um medidor é sempre uma boa prática e para muitas aplicações é essencial. A maioria dos regulamentos sobre os ruídos no trabalho exige que o medidor seja calibrado antes de fazer as medições. Devem ser mantidos registros dessas calibrações como evidência de que os procedimentos corretos foram seguidos. O calibrador deve atender ao padrão IEC 60942 para Classe 1 ou Classe 2.

Na verdade, toda e qualquer organização deve se preocupar em realizar uma avaliação de ruído na empresa, de modo a elaborar medidas que possam melhorar a quantidade de poluição sonora no ambiente até um nível que não comprometa a saúde e bem-estar dos colaboradores. Inúmeros são os ganhos quanto ao investimento no monitoramento de ruídos e particulados.

Pode-se ressaltar que, quanto maior o ruído, menor dever...

Artigo atualizado em 02/04/2024 03:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica