Publicado em 02 abr 2024

A metrologia adimensional

Redação

A metrologia dimensional mede as peças, definindo instrumentos de medição, interpretando erros, aplicando as normas e procedimentos técnicos de utilização e certificados de calibração, especialmente nos setores de produção, ferramentaria, manutenção mecânica e controle de qualidade. Respeitando procedimentos técnicos, de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho. Já a metrologia adimensional é especialmente aplicada em disciplinas onde as grandezas físicas são normalizadas para análise comparativa e modelagem matemática (fluidodinâmica, transferência de calor, dinâmica de estruturas) considerando os parâmetros numéricos.

Luiz Fernando Mirault Pinto – 

A metrologia adimensional é uma ferramenta poderosa que desempenha um papel essencial na análise, modelagem e compreensão de fenômenos físicos complexos em uma variedade de campos científicos e tecnológicos. Seu uso permite uma abordagem sistemática e padronizada para a medição e caracterização de grandezas físicas, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento de aplicações práticas em diversas áreas da ciência e engenharia.

Ela trata de um conceito da metrologia que se concentra na análise e medição de grandezas físicas que não possuem unidades de medida tradicionais, ou seja, são expressas em números puros, sem qualquer unidade associada, o que as torna adimensionais. Esse campo embora de uso específico e frequência inabitual, é fundamental em diversas áreas da ciência e engenharia, permitindo uma compreensão mais profunda e precisa de fenômenos complexos. 

A metrologia adimensional é especialmente aplicada em disciplinas onde as grandezas físicas são normalizadas para análise comparativa e modelagem matemática (fluidodinâmica, transferência...

Artigo atualizado em 02/04/2024 03:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica