As barreiras de plataforma em sistemas metroferroviários para a segurança dos passageiros
Redação
O sistema de barreira de plataforma é formado por uma barreira física de segurança, instalada na borda da plataforma, que tem como propósito impedir o acesso de pessoas à via de circulação dos trens. Esta barreira é dotada de portas deslizantes móveis compatibilizadas com as portas dos trens e são acionadas por energia com equipamentos de acionamento e de controle associados, movendo-se horizontalmente e paralelos à borda da plataforma, permitindo o embarque e o desembarque de passageiros por meio da barreira, quando um trem está posicionado e alinhado na plataforma. Existem requisitos normativos requisitos para o projeto, a construção e a operação de sistemas de barreira de plataforma posicionados na borda de uma plataforma de estação imediatamente adjacente à via ou a outros veículos metroferroviários em estações e aos pontos de embarque para os serviços de passageiros. Inclui os requisitos para a estrutura fixa e partes fixas ao longo da plataforma; os requisitos físicos para as portas e portões móveis normalmente utilizados pelos passageiros; os requisitos para portas de emergência; os requisitos para as portas de acesso do condutor; os requisitos para portas de extremidade de plataforma; e os requisitos para a gestão dos riscos de segurança específicos dos sistemas de barreira. Também, são fornecidos os parâmetros para a integração de barreiras dentro do sistema metroferroviário geral, incluindo a sincronização de portas e portões de barreira entre os veículos e as plataformas; os alertas sonoros e visuais; a integridade dos sistemas de controle; o ensaio da instalação da barreira; o desempenho operacional; e os requisitos relativos à interface a outros subsistemas, notadamente sinalização e veículos.

Da Redação –
Os sistemas de barreira da plataforma integram a operação das portas e dos portões da barreira da plataforma com a abertura e o fechamento das portas dos trens e também auxiliam no gerenciamento das operações das estações, para permitir com segurança maiores velocidades para os trens que entram e saem das estações. As instalações de barreira também podem fazer parte de uma divisória contínua entre as vias metroferroviárias e as áreas da estação para fins de segurança contra incêndio (incluindo o controle de fumaça); a ventilação do túnel e da estação (incluindo redução do efeito pistão); a redução de ruído na via metroferroviária; e o conforto dos passageiros nas estações climatizadas.
A compatibilidade geométrica das portas dos trens e do sistema de plataforma (tamanho e espaçamento entre as portas do trem) deve ser considerada no projeto das portas de saída de emergência (ou na análise de risco). As portas de acesso do condutor, que forem fornecidas como partes do sistema de barreira, devem ser protegidas contra operação não autorizada do lado da plataforma.
As portas de acesso do condutor devem ser...