Os dispositivos de sustentação e fixação de forros em chapas de gesso para drywall
Redação
A sustentação e a fixação de forros em drywall é feita com uma estrutura de perfis metálicos (guias, montantes e tirantes) parafusados uns aos outros, que servem como esqueleto para as chapas de gesso. A instalação começa com o nivelamento e fixação das tabicas na parede, seguidas pela instalação dos tirantes no teto para receber os perfis montantes, que se conectam às tabicas e formam a grade onde as chapas são fixadas com parafusos. Os parâmetros normativos estabelecem as características mecânicas, físicas e dimensionais dos dispositivos de sustentação e fixação para forros em sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall, os critérios para aceitação e rejeição, e as condições para armazenagem.

Da Redação –
O sistema de forro de drywall é utilizado para dar acabamento na estrutura superior interna do projeto. Além de ocultar redes e dutos, também é capaz de atender exigências de desempenho acústico.
Pode ser instalado em qualquer edificação pois é fornecido em diversas configurações. A aplicação versátil, em contrapartida, requer mão de obra especializada, já que cada sistema possui propriedades e características únicas.
Geralmente, o forro de drywall é fixado à cobertura ou a uma estrutura intermediária por meio de arames – de forma que, por baixo, fique visível somente o plano liso. Os dispositivos de sustentação e fixação para forros utilizados em sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall devem ser submetidos à exposição em câmara de névoa salina neutra por um período de 96 h.
A aparelhagem necessária para a execução dos ensaios é a seguinte: câmara de névoa salina neutra conforme as especificações da NBR 17088; luxímetro; luvas de látex; e pincel atômico. Para cada amostra, devem ser ensaiados três corpos de prova. No caso dos tirantes, o corpo de prova a ser ensaiado é constituído ...