Publicado em 29 out 2019

A conformidade do cabeamento industrial

Redação

Pode-se dizer que o cabeamento estruturado é um método padronizado de cabear uma rede, considerando as normas de segurança, as melhores práticas e um maior aproveitamento de recursos dos equipamentos. Quando se fala em cabeamento estruturado, as pessoas relacionam a ideia ao ambiente de rede disposto de cabos responsáveis pela integração de serviços (dados e telecom), passando por algumas das instalações do edifício (entrada, armário de telecomunicações e sala de equipamentos, por exemplo). No caso do setor industrial, a estrutura deve suportar uma extensa gama de serviços de telecomunicações, como automação, controle e aplicações de monitoramento para uso em instalações industriais ou áreas industriais dentro de outros tipos de edificações, compreendendo um ou múltiplos edifícios em um campus.

cabeamento2Da Redação –

O cabeamento estruturado aplicado à indústria não se limita aos escritórios e outros terminais, pois as máquinas e os equipamentos também usam o cabeamento estruturado na comunicação com outros sistemas de produção e controle. Os sistemas de automatização industrial estão cada vez mais conectados e mais eficientes, os computadores pessoais industriais precisam de conexão de alta qualidade para responder dentro do tempo hábil aos comandos dos operadores.



O ambiente industrial é muito complexo e, dependendo do setor de atuação, os componentes do cabeamento estruturado aplicado à indústria enfrentam ambientes altamente nocivos como: alto nível de umidade; poeira e particulados; agentes corrosivos; e ação mecânica (movimentos). Assim, em dentro de uma indústria, o sistema de cabeamento estruturado é responsável por conectar as diferentes tecnologias de sistemas baseados em padrões de instalação. Indo muito além da utilização em...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica