Publicado em 14 Apr 2020

Coronavírus: o juízo final?

Redação

Presenciamos atualmente uma epidemia, provocada pelo Covid-19, que provavelmente se transformará em uma pandemia – epidemia de origem infecciosa que sai do controle e afeta um grande número de pessoas em um continente ou no planeta.

Isaac Roitman - 

O ser humano, consciente de sua mortalidade, vive em constante medo que fica estigmatizado em nossas mentes. Esse estresse permanente pode destruir o cotidiano da pessoa, seus relacionamentos e vida social. Sob o ponto de vista coletivo e religioso, criou-se o conceito de apocalipse, sinônimo de ruína, aniquilamento, desgraça, fim dos tempos, fim do mundo. Em várias épocas foram marcadas datas para o apocalipse que não aconteceram.

Presenciamos atualmente uma epidemia, provocada pelo Covid-19, que provavelmente se transformará em uma pandemia – epidemia de origem infecciosa que sai do controle e afeta um grande número de pessoas em um continente ou no planeta. Tivemos no passado grandes epidemias e endemias, como a Peste Negra, causada pela bactéria Yersinia pestis, que matou cerca de 50 milhões de pessoas no século XIV.

Outras grandes pandemias levaram a óbito milhões de pessoas: cólera (1816), gripe russa (1889), gripe espanhola (1918), gripe asiática (1857), gripe de Hong Kong (1968), varíola (que no século XX causou a morte de 300 milhões de pessoas) e, mais recentemente, ebola, H1N1, Sars e Mers (síndrome aguda respiratória grave). No Brasil, várias doenças infecciosas causam grande preocupação na área de saúde pública, tais como a febre amarela, sarampo, dengue, zika, chikungunya, hepatite A, Aids, malária, leishmaniose e doença de Chagas.

A progressão da doença respiratória provocada pela Covid-19 est...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica