Publicado em 28 abr 2020

As certificações dos lubrificantes food grade garantem segurança aos alimentos

Redação

Deve-se considerar que os lubrificantes e os alimentos estão intimamente relacionados na medida em que estão presentes em um mesmo ambiente industrial e é necessário, portanto, compreender o papel destes fluidos, assim como a importância de suas aplicações, com segurança, neste tipo de indústria.

 

Lílian Miakawa - 

A indústria alimentícia é um dos setores que mais cresce no mundo inteiro. Em nosso país, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o segmento de alimentos e bebidas cresceu 6,7% em 2019, comparado ao ano de 2018. Em termos de faturamento, 2019 atingiu R$ 699,9 bilhões, tendo registrado no ano anterior a marca de R$ 656 bilhões. O relatório ainda revela que a indústria de alimentos, atualmente, é responsável por 9,6% do PIB brasileiro.

Com tamanha expressão, trata-se de um setor importante e que requer práticas adequadas de produção e manutenção, entre elas, as relacionadas à lubrificação de equipamentos que compõem as plantas industriais voltadas aos alimentos e bebidas. Deve-se considerar que lubrificantes e alimentos estão intimamente relacionados na medida em que estão presentes em um mesmo ambiente industrial e é necessário, portanto, compreender o papel destes fluídos, assim como a importância de suas aplicações, com segurança, neste tipo de indústria.

As fábricas alimentícias utilizam diversas máquinas e equipamentos para produzir ou manusear os produtos, e os lubrificantes são utilizados exatamente na lubrificação desses maquinários ou em elementos de máquina para garantir o funcionamento adequado dos mesmos no processo de produção. A questão é que durante o processo produtivo existe a possibilidade de ocorrer contato incidental entre o lubrificante e o alimento, p...

Artigo atualizado em 28/04/2020 05:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica