Publicado em 25 Aug 2020

A fabricação dos cabos ópticos dielétricos para aplicação enterrada

Redação

O cabo de fibra óptica é um tipo avançado de cabo de rede, oferecendo desempenho significativamente melhor em termos de largura de banda e transporte de dados do que as versões tradicionais de condutores de metal. O cabeamento de fibra óptica é usado para transferir informações através de pulsos de luz, que passam por um ou mais - de fato, até algumas centenas em alguns casos - tubos de vidro ou plástico transparentes. Cada um desses fios é um pouco mais largo do que o cabelo médio e normalmente será cercado por uma camada adicional de revestimento (também em vidro ou plástico, mas construído em uma densidade diferente do fio interno principal). Enrolada em torno das fibras revestidas, há também uma bainha composta por duas camadas de revestimento isolado. Isso geralmente inclui um invólucro de proteção, conhecido como tubo de amortecimento, seguido por um revestimento externo final projetado para proteger o cabo com vários fios como um todo. Para entender como os dados são enviados através de cabos de fibra ótica, é importante observar que existem vários componentes envolvidos na construção de uma fibra ótica, todos necessários para garantir que funcionem corretamente. Obviamente, os fios de vidro são absolutamente essenciais para o funcionamento do sistema - mas também existem várias outras partes importantes que desempenham um papel na transferência bem-sucedida de dados ao longo das fibras ópticas. Em primeiro lugar, é preciso haver uma fonte de luz para enviar os pulsos de informações ao longo dos fios de vidro transparente ou tubo de plástico no centro do cabo. Isso geralmente é criado por um pequeno laser ou por uma fonte de LED, que recebe um sinal de entrada proveniente dos circuitos do transmissor e o converte em um pulso de luz antes de saltar ao longo dos núcleos de fibra. Em segundo lugar, é fundamental que as próprias fibras de vidro sejam cercadas por uma camada adicional de revestimento de vidro ou plástico, que terá um índice de refração diferente para a luz que passa através dela do que os fios do núcleo. Essas diferenças de refração entre o revestimento e as fibras de vidro ao redor são o que permite que os pulsos de luz recebidos sejam dobrados em ângulos específicos à medida que percorrem o comprimento do cabo. Deve-se entender os requisitos técnicos para a fabricação dos cabos ópticos dielétricos para aplicação enterrada que são indicados preferencialmente para instalação subterrânea em aplicação diretamente enterrada, em redes de entroncamentos e redes especiais.

Da Redação – 

As fibras ópticas são elementos extremamente frágeis, tornando o seu manuseio, a níveis práticos, bastante difícil. Para implementar um adequado conjunto de prestações as fibras ópticas são processadas e colocadas no interior de cabos, chamados cabos ópticos. Para o projeto de cabos óticos devem ser observados os seguintes itens: número de fibras; aplicação; minimização de atenuação por curvaturas; características de transmissão estáveis dentro da maior faixa possível de temperatura; resistência à tração, curvatura, vibração, compressão adequadas; resistência ao envelhecimento; facilidade de manuseio, instalação, confecção de emendas, etc.

Os efeitos de microderivações no eixo da fibra e de curvaturas são discutidos quanto ao desempenho na transmissão óptica. Tensões impostas à fibra, que estão abaixo de deformar o eixo da fibra, não produzem acréscimo de atenuação. A deformação é percebida pela radiação quando existe uma variação de índice de refração ao longo da fibra, causando acoplamento entre modos, quando ocorrem curvaturas de período proporcional ao curso óptico (poucos milímetros) ou fuga de modos de alta ordem, nas curvaturas de raio contínuo.

Dessa forma, as perdas por microcurvaturas num cabo de fibra óptica podem ser limitadas pela modificação de vários parâmetros da fibra ou cabo. As possibilidades incluem: reduzir o diâmetro do núcleo da fibra para reduzir o fator perda; crescer o diâmetro da casca da f...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica