Publicado em 06 out 2020

A logística inteligente reduz custos e aumenta a lucratividade

Redação

O primeiro passo para a redução dos custos logísticos é a mudança de mentalidade, pois a logística de 20 ou 30 anos não é uma prática efetiva para os dias de hoje porque o cliente está mais exigente no que tange à conveniência, visibilidade, interação e segurança. Portanto, é necessária uma logística otimizada, que preconiza uma gestão com softwares, cujo uso trará também redução de custos e, consequentemente, mais lucro. Por isso, empresas de qualquer porte devem elaborar um plano de logística estratégico para definir a maneira como desejam atender seus clientes. Colocar este novo modelo de gestão em prática requer uma mudança de entendimento, pois a implementação de sistemas é um passo inevitável e, quando bem coordenado, acertado.

Fabrício Santos – 

Os custos logísticos são determinados pelos gastos com transporte, estoque, armazenagem e serviços administrativos. Somados, eles comprometem mais de 12% do PIB do país, de acordo com a Confederação Nacional de Transportes (CNT).

Considerando que, diante da pandemia de gripe, o faturamento do e-commerce brasileiro em abril cresceu 81% na comparação com o mesmo período do ano passado, é possível presumir que os gastos logísticos também aumentaram a partir da maior adoção dessa modalidade de vendas. Os dados fazem parte do estudo da Compre&Confie, que também registrou 24,5 milhões de compras online, quase o dobro da quantidade registrada em abril de 2019.

Em meio a este crescimento, tornou-se imprescindível garantir a eficiência das entregas, aliada à redução dos custos da operação. Apesar de vivermos um período de busca por digitalização de processos, sobretudo após a pandemia, que está forçando as empresas a reverem seus processos logísticos para suprir o aumento da demanda com comodidade e segurança, o setor logístico ainda é considerado conservador. Por isso, o primeiro passo para a redução de custos logísticos é a mudança de mentalidade.

A logística de 20 ou 30 anos, ainda que satisfatória para algumas organizações, não é uma prática efetiva para os dias de hoje. Atualmente, o cliente está mais exigente no que tange à conveniência, visibilidade, interação e segurança. Portanto, é necessária uma logí...

Artigo atualizado em 06/10/2020 05:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica