Publicado em 06 out 2020

O perfil de textura de produtos alimentícios e não alimentícios

Redação

A análise sensorial de alimentos é uma disciplina científica interdisciplinar que abrange a descrição, medição e interpretação das características do produto que podem ser percebidas pelos órgãos sensoriais humanos. Dessa forma, o ser humano serve de instrumento de medida, comparável a outros aparelhos de laboratório, havendo dois tipos diferentes de testes são distinguidos na análise sensorial. A análise sensorial analítica ou objetiva visa gerar dados que sejam tão neutros e imparciais quanto possível, e que sejam comparáveis aos dados produzidos por aparelhos de medição físicos ou químicos. Em contraste com isso, a chamada avaliação hedônica enfatiza a impressão subjetiva, como a popularidade ou a preferência por um produto. Assim, também se distingue entre dois tipos de testadores sensoriais: indivíduos especificamente treinados são usados para testes objetivos. As propriedades sensoriais são fatores essenciais na avaliação da qualidade dos alimentos, por exemplo. Há uma metodologia de desenvolvimento do perfil de textura de produtos alimentícios (sólidos, semissólidos, líquidos) ou de produtos não alimentícios (por exemplo, cosméticos).

Da Redação – 

A textura é o conjunto de propriedades mecânicas, geométricas e de superfície de um produto, detectáveis pelos receptores mecânicos e tácteis e, eventualmente pelos receptores visuais e auditivos. A textura é uma característica importantíssima na avaliação da qualidade de um produto, sendo determinante na aceitabilidade do consumidor. A análise de textura, portanto, constitui o estudo científico através do uso de recursos instrumentais e de metodologias específicas com o objetivo de avaliar as propriedades mecânicas, geométricas e de superfície de produtos diversos.

Os métodos de perfil sensorial são procedimentos formais usados para avaliar de forma reprodutível os atributos separados de uma amostra e, em seguida, realizar a pontuação da sua intensidade em uma escala adequada. Os métodos podem ser utilizados para avaliar o odor, sabor, aparência e textura, separadamente ou em combinação.

Como uma consequência da natureza única da textura, os métodos foram desenvolvidos especificamente para o perfil de textura. As avaliações devem ser realizadas em um ambiente de teste que esteja em conformidade com a ISO 8589. Os materiais devem ser selecionados pelo supervisor do teste, de acordo com a natureza do produto, o número de amostras, etc., os quais não podem afetar de maneira alguma os resultados do teste.

A ...

Artigo atualizado em 06/10/2020 05:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica