Publicado em 08 dez 2020

A Qualidade da tubulação multicamada para os gases combustíveis

Redação

Um sistema de tubulação multicamada é único e é formado pela união de tubo multicamada, com a conexão correspondente ao dimensional e às características de projeto e de construção do tubo multicamada, através de ferramental e acessórios, conforme os requisitos de união e instruções do fabricante, de forma a garantir a segurança e o controle do processo de união, bem como a integridade e a resistência mecânica do conjunto. O tubo multicamada é composto por cinco camadas, sendo elas: camada de material polimérico, camada de adesivo, camada de alumínio, camada de adesivo e camada de material polimérico. estrutura de tubo multicamadas também é comumente usada para sistemas de abastecimento de gás doméstico. Existem, no entanto, várias outras aplicações de tubos em que a incorporação de uma camada de barreira por coextrusão é benéfica: sistemas de transporte de combustível, sistemas de água potável para solo contaminado e sistemas de tubos pré-isolados. Deve-se conhecer os requisitos gerais para o sistema de tubulação multicamada composto por tubos, conexões e ferramental para condução de gases combustíveis. É aplicável aos sistemas de tubulação multicamada com temperatura de operação entre –20°C até 60°C, diâmetro nominal até 63 mm e pressão de operação de no máximo 500 kPa (5 bar).

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Os instaladores de gás para o consumidor (particularmente sistemas proprietários, como sistemas de tubos multicamadas, devem garantir que a instalação esteja em conformidade com as normas técnicas. Não devem instalar tubos multicamadas onde fiquem expostos aos raios UV (luz solar direta). Se o tubo multicamada puder ser exposto aos raios UV, ele deve ser permanentemente protegido. Pintar tubos multicamadas não é um método aceitável de proteção UV.

Não se deve instalar tubos multicamadas onde possam estar sujeitos a danos, como os feitos por cortadores de grama, veículos, superfícies quentes, bordas afiadas ou possível penetração. Eles devem estar cientes de que as marcações do tamanho do tubo em tubo multicamadas referem-se ao diâmetro externo. Um tubo OD de 20 mm só pode ter um furo interno de 16 mm devido à espessura da parede. Diferentes marcas de tubos terão diferentes taxas de fluxo devido aos diferentes diâmetros internos e conexões.

Os instaladores de gás devem verificar as taxas de fluxo ao projetar a tubulação do consumidor para evitar variações na pressão. Recomenda-se ...

Artigo atualizado em 08/12/2020 05:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica