Publicado em 22 dez 2020

O desempenho dos eletrodutos plásticos para instalações elétricas

Redação

Um sistema elétrico deve ser tão confiável quanto os seus sistemas de eletrodutos e acessórios que fornecem proteção para fios e cabos nas aplicações mais exigentes: geração de energia, robótica, processamento de alimentos, refino, tratamento de águas residuais, material rodante ferroviário e via, infraestrutura, perfuração offshore, mineração, turbinas eólicas, painéis solares, veículos off-road, etc. Devem oferecer soluções para a proteção de temperatura extrema, proteção ambiental corrosiva e hostil, proteção contra entrada de líquido, proteção de ambiente explosivo, operação contínua, tempo e custo de instalação reduzidos. Por isso, deve-se entender o desempenho dos eletrodutos plásticos rígidos (até DN 110) ou flexíveis (até DN 40) e conexões (complementos dos eletrodutos) a serem estocados, transportados, instalados e aplicados permanentemente à temperatura entre - 5 °C e 60 °C.

Da Redação – 

Os vários tipos de eletrodutos possuem muitos atributos., pois alguns deles fornecem alguma proteção contra corrosão - incluindo ferrugem, como, por exemplo, de cloreto de polivinila, de metal rígido de alumínio, de aço inoxidável, de latão vermelho e de resina termoendurecível reforçado. Alguns oferecem vários níveis de proteção mecânica, como os metálicos intermediários e até mesmo os tubos elétricos metálicos. Outros são flexíveis e limitam a transmissão de vibrações ou permitem que alguns trabalhos de manutenção sejam instalados nos acabamentos de edifícios existentes. Outros tipos fornecem algum nível de proteção contra a intrusão de água.

Para selecionar corretamente o tipo correto a ser usado, é importante entender de que material ele é construído, como é a sua terminação e os acoplamentos, quão difícil é instalar, diferenças de custo para materiais e mão de obra de instalação e quaisquer outras propriedades especiais que possa possuir. Os eletrodutos com paredes mais grossas têm roscas cortadas para permitir conexões como acopladores, porcas de segurança e buchas. Esses tipos de vêm pré-rosqueados e...

Artigo atualizado em 22/12/2020 09:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica