Publicado em 25 mai 2021

A operação segura de equipamentos médicos utilizados em hemodiálise

Redação

Na hemodiálise, uma máquina filtra os resíduos, os sais e os fluidos do sangue quando os rins não estão mais saudáveis o suficiente para fazer este trabalho adequadamente. O tratamento é uma forma de tratar a insuficiência renal avançada e pode ajudar a pessoa a manter uma vida ativa, apesar da insuficiência renal. Para a hemodiálise, precisa-se seguir um cronograma de tratamento rigoroso, tomar os medicamentos receitados regularmente e fazer mudanças na dieta. A hemodiálise é uma responsabilidade séria, mas o paciente não precisa assumir o processo sozinho e sim trabalhar em estreita colaboração com a equipe de saúde, incluindo um especialista em rins e outros profissionais com experiência no gerenciamento de hemodiálise. Pode-se notar sinais e sintomas de insuficiência renal (uremia), como náuseas, vômitos, inchaço ou fadiga. O médico usa a taxa de filtração glomerular estimada para medir o nível de função renal. Ele deve ser calculado usando os resultados do teste de creatinina no sangue, sexo, idade e outros fatores e um valor normal varia com a idade. Esta medida da função renal pode ajudar a planejar o tratamento, incluindo quando iniciar a hemodiálise. Ela pode ajudar o corpo a controlar a pressão arterial e manter o equilíbrio adequado de fluidos e vários minerais - como potássio e sódio – no corpo. Normalmente, a hemodiálise começa bem antes de os rins paralisarem a ponto de causar complicações fatais. As causas comuns de insuficiência renal incluem a diabetes, pressão alta (hipertensão), inflamação renal (glomerulonefrite), inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite) e cistos renais (doença renal policística). Existem requisitos normativos para a utilização de equipamentos em hemodiálise, em hemofiltração e em hemodiafiltração.

Da Redação – 

A hemodiálise é um tratamento para filtrar os resíduos e a água do sangue, como os rins faziam quando eram saudáveis. A hemodiálise ajuda a controlar a pressão arterial e a equilibrar minerais importantes, como o potássio, o sódio e o cálcio no sangue. Ela pode ajudar o paciente a se sentir melhor e a viver mais, mas não é uma cura para a insuficiência renal.

Durante a hemodiálise, o sangue passa por um filtro, chamado dialisador, fora do corpo. Um dialisador às vezes é chamado de rim artificial. No início de um tratamento, um enfermeiro ou técnico de diálise coloca duas agulhas no braço.

O paciente pode colocar as próprias agulhas depois de ser treinado pela equipe de saúde. Um creme ou spray anestésico pode ser usado se a colocação das agulhas incomodar. Cada agulha é conectada a um tubo flexível ligado à máquina de diálise. A máquina de diálise bombeia o sangue através do filtro e retorna o sangue ao corpo. Durante o processo, a máquina de diálise verifica a pressão arterial e controla a rapidez do sangue que flui através do filtro e o fluido que é removido do corpo.

O sangue entra por uma da...

Artigo atualizado em 25/05/2021 04:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica