Publicado em 29 jun 2021

A exatidão (veracidade e precisão) dos métodos e dos resultados de medição

Redação

A exatidão é o grau de concordância entre um resultado de ensaio e o valor de referência aceito. O termo, quando aplicado a um conjunto de resultados de ensaio, inclui a combinação de componentes aleatórios e sistemáticos comuns ou componente de tendência. A veracidade é o grau de concordância entre o valor médio obtido de um grande número de resultados de ensaios e o valor de referência aceito e a precisão é o grau de concordância entre os resultados de ensaios independentes, obtidos sob condições específicas. Ela depende apenas da distribuição dos erros aleatórios e não tem relação com o valor verdadeiro ou valor especificado. A medida da precisão é normalmente expressa em termos de imprecisão e é computada como desvio-padrão dos resultados de ensaio. Uma menor precisão é refletida por um maior desvio-padrão. Resultados independentes de ensaios se referem aos resultados obtidos, de modo que não sejam influenciados por resultados prévios do mesmo objeto ou de objeto similar. As medidas quantitativas da precisão dependem criticamente das condições especificadas. As condições da repetibilidade e da reprodutibilidade são conjuntos particulares de condições extremas. A ciência é baseada em observação e experimento - isto é, em medições. A precisão é o quão perto uma medição está do valor correto para ela. O grau de exatidão e precisão de um sistema de medição estão relacionados às incertezas nas medições. A incerteza é uma medida quantitativa de quanto seus valores medidos se desviam de um valor padrão ou esperado. Se as medições não forem muito precisas ou precisas, a incerteza dos valores será muito alta. Em termos mais gerais, a incerteza pode ser considerada uma isenção de responsabilidade para seus valores medidos. Existem alguns fatores que contribuem para a incerteza em uma medição: limitações do dispositivo de medição, a habilidade da pessoa que faz a medição, as irregularidades no objeto a ser medido e quaisquer outros fatores que afetam o resultado (altamente dependente da situação). Um exemplo: a incerteza é uma informação crítica, tanto na física quanto em muitas outras aplicações do mundo real. Imagine que se está cuidando de uma criança doente. Suspeita-se que ela está com febre, então verifica-se a sua temperatura com um termômetro. Se a incerteza do termômetro fosse de 3º, e se a leitura da temperatura da criança fosse 37ºC (que é a temperatura corporal normal), a temperatura verdadeira poderia estar em qualquer lugar de 34º hipotérmico a 40º perigosamente alta. Um termômetro com incerteza de 3º é inútil. Dessa forma, deve-se entender em linhas gerais os princípios a serem compreendidos na avaliação da exatidão (veracidade e precisão) de métodos de medição e de resultados, e nas aplicações e no estabelecimento de estimativas práticas das várias medidas por meio de experimentos.

Da Redação – 

O termo precisão significa que dois ou mais valores das medições estão próximos um do outro e o valor da precisão difere devido ao erro de observação. A precisão é usada para encontrar a consistência ou reprodutibilidade da medição. A conformidade e o número de algarismos significativos são as características da precisão.

A alta precisão significa que o resultado das medições é consistente ou os valores repetidos da leitura são obtidos e a baixa precisão significa que o valor da medição varia. Mas, não é necessário que a leitura altamente precisa forneça o resultado exato.

Por exemplo, ao se considerar que 100 V, 101 V, 102 V, 103 V e 105 V são as diferentes leituras das tensões tomadas pelo voltímetro, conclui-se que as leituras são quase próximas umas das outras. Elas não são exatamente iguais por causa do erro. Mas, como as leituras são próximas, pode-se dizer que as leituras são precisas.

A incerteza de medição reconhece que nenhuma medição pode ser perfeita e é definida como um parâmetro, associado ao resultado de uma medição que caracteriza a dispersão de valores que poderiam ser razoavelm...

Artigo atualizado em 29/06/2021 06:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica