Publicado em 05 out 2021

Os novos paradigmas para a documentação de um sistema de gestão da qualidade

Redação

A NBR ISO 9001 trata do sistema de gestão da qualidade da organização e diz que o processo deve incluir a informação documentada requerida e determinada pela organização como sendo necessária para a eficácia do sistema de gestão da qualidade. A extensão da informação documentada para um sistema de gestão da qualidade pode diferir de uma organização para outra devido: ao porte da organização e seu tipo de atividades, processos, produtos e serviços; à complexidade de processos e suas interações; e à competência das pessoas. Na edição anterior, falava-se em documentação, manual da qualidade, procedimentos documentados, registros e na atual edição fala-se em informação documentada. A empresa deve considerar o meio e o formato da informação documentada que apoiarão a efetiva implementação do sistema de gestão da qualidade com respeito quando, onde, como e por quem a informação documentada será acessada e usada quando necessária e como o meio interage na organização. A informação documentada armazenada em meio eletrônico pode ser gerida digitalmente, possibilitando que múltiplos métodos sejam usados para comunicar a informação documentada. O formato deve ser configurado para se adequar ao usuário final e organização deve levar em conta os dados que serão configurados ou analisados e/ou comunicados ao determinar o meio e o formato usado. A empresa deve entender a orientação para o desenvolvimento e a manutenção de informação documentada necessária para apoiar um sistema de gestão da qualidade eficaz, adaptada às necessidades específicas da organização.

Hoje, a informação documentada deve estar disponível para uso quando e onde ela for necessária. A disponibilidade da informação documentada para aqueles que realizam suas atividades é fundamental para que o sistema de gestão da qualidade seja integrado e adotado na rotina.

A informação documentada deve ser adequadamente protegida para assegurar sua legibilidade e acessibilidade e para evitar perdas de confidencialidade, uso impróprio ou perda de integridade. Ela é suscetível a questões de segurança e as organizações devem considerar os seus riscos de segurança da informação (por exemplo, relativos à segurança cibernética).

Deve ser assegurado o acesso à informação documentada ao pessoal apropriado da organização. Deve ser estabelecido um processo para assegurar que apenas a informação documentada apropriada esteja em uso. Sob certas circunstâncias, a informação documentada apropriada a ser usada pode não ser a última revisão.

A distribuição e o controle apropriados da informação documentada em meio físico podem ser auxiliados, por exemplo, usando número de série de cada cópia. A distribuição de informação documentada pode incluir partes...

Artigo atualizado em 05/10/2021 06:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica