Publicado em 09 nov 2021

A conformidade dos adaptadores dos plugues e tomadas para uso doméstico

Redação

Segundo o Ipem-SP, de janeiro a julho de 2021, os adaptadores de plugues e tomadas lideraram o número de reclamações com maior incidência (100%) de reprovações. Eles são utilizados para conectar plugues que tenham pinos de 20 amperes em tomadas de 10 amperes, porém, além de não serem regulamentados, podem sobrecarregar a tomada, derreter os fios e danificar sua instalação elétrica. Ao decidir se deve usar um adaptador de três pinos, uma coisa a considerar é se a fiação que fornece energia para a tomada pode lidar com os adaptadores necessários para alimentar o dispositivo. Ao se usar um dispositivo de alta amperagem com uma tomada de baixa amperagem, os fios podem superaquecer, causando o risco de incêndio ou o choque elétrico. Assim, um adaptador de três pinos é geralmente seguro quando conectado a uma tomada aterrada, desde que a fiação seja suficiente para lidar com a carga do equipamento, mas não deve ser uma solução a longo prazo. Ao se usar adaptadores em uma mesma tomada para vários fins, é preciso tomar cuidado com sobrecargas e curtos-circuitos. As sobrecargas que aquecem e podem queimar o isolamento ocorrem quanto a corrente é maior que a capacidade dos fios elétricos que alimentam as tomadas. Toda tomada é projetada para uma determinada capacidade que não pode ser ultrapassada. É o caso do uso de adaptadores para ligar aparelhos cuja potência somada resulte maior que a capacidade da tomada. Utilize adaptadores apenas para conectar aparelhos de baixa potência como carregador de celular, sendo importante verificar se o adaptador a ser utilizado encontra-se em bom estado e se é cumpre a norma técnica, para evitar problemas. A segurança em eletricidade deve ser levada a sério devido a sua alta periculosidade, por causa de aquecimento que causam incêndios em instalações elétricas inadequadas. E não se deve esquecer-se de educar as crianças sobre o risco do uso inadequado da energia elétrica. Dessa forma, os consumidores devem entender os requisitos normativos dos adaptadores com e sem obturadores, com e sem fusíveis, para uso exclusivo em corrente alternada.

Existem vários tipos de adaptadores. Um adaptador é um acessório móvel constituído de uma única peça que incorpora um plugue e uma ou mais tomadas. O adaptador com fusível possui um fusível substituível em um ou mais polos vivos e o polarizado com fusível é um adaptador com fusível concebido de maneira que, quando introduzido em uma tomada ligada a um sistema de instalação polarizado, mantenha a correta correspondência entre o polo ou polos ativos e o neutro. O múltiplo é um adaptador que permite a ligação simultânea de mais de um plugue, de acordo com a NBR 14136.

O adaptador de conversão de sistema permite a ligação de um único plugue a uma tomada não apta a aceitar aquele plugue e o intermediário permite a ligação de um único tipo de plugue a uma tomada através de dispositivos de comando como dimmer, interruptor temporizado, interruptor crepuscular, etc., que podem estar integrados ao adaptador ou ligados a ele por meio de cabo flexível, que pode ser desmontável ou não desmontável.

O adaptador intermediário desmontável é construído de forma tal que o cabo flexível, se existir, possa ser substituído e o não desmontável é construído de forma...

Artigo atualizado em 09/11/2021 03:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica