Publicado em 22 fev 2022

O cloud como estratégia para as empresas se tornarem mais verdes

Redação

O setor de TI consome muitos recursos naturais em todo o seu ciclo, desde matérias-primas para a produção de hardwares, passando pela energia para o funcionamento dos equipamentos, até o descarte após a sua vida útil, que é muito curta. O green TI tem como objetivo um uso mais racional dos recursos e, neste cenário, a nuvem pode trazer outros benefícios como a economia de energia e um volume menor de equipamentos de hardware, que poderão se tornar lixo eletrônico no futuro.

Juliana Almeida – 

Nos últimos dois anos, o processo da migração e adoção de tecnologia em nuvem pelas empresas foi drasticamente acelerado em função da pandemia. Com as medidas de distanciamento social e isolamento, as organizações precisavam manter suas operações rodando mesmo à distância.

Os projetos e os investimentos em longo e médio prazo ligados a cloud computing se tornaram prioridade absoluta. Graças a essa rápida adaptação, negócios considerados como serviços essenciais continuaram a ser oferecidos à população.

Mas há um outro panorama que precisa ser abordado dentro de todos esses acontecimentos. Além dos ganhos em agilidade, compartilhamento de informação e redução de custos que cloud computing traz. Em tempos de COP26, onde as grandes economias mundiais discutem ações a serem tomadas para garantir um futuro sustentável ao planeta, essa tecnologia pode ser um grande elemento do pilar ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) das empresas, mais especificamente dos planejamentos voltados para o green IT ou TI verde). 

O setor de TI consome muitos recursos naturais em todo o ...

Artigo atualizado em 22/02/2022 06:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica