Publicado em 07 jun 2022

O projeto adequado de fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto

Redação

As fôrmas são as estruturas provisórias que servem para moldar o concreto fresco, resistindo a todas as ações provenientes das cargas variáveis resultantes das pressões do lançamento do concreto fresco, até que o concreto se torne autoportante. Os escoramentos são as estruturas provisórias com capacidade de resistir e transmitir às bases de apoio da estrutura do escoramento todas as ações provenientes das cargas permanentes e variáveis resultantes do lançamento do concreto fresco sobre as fôrmas horizontais e verticais, até que o concreto se torne autoportante. Assim, as fôrmas podem ser definidas como uma estrutura provisória que tem como objetivo manter o concreto plástico na geometria definida em projeto e sustentá-lo até que atinja a resistência suficiente para suportar os esforços ao qual será submetido. O projeto executivo de fôrmas é a representação gráfica dos valores obtidos no dimensionamento, suas medidas de fabricação, quantidade de peças, distribuição dos componentes e a especificação. Os escoramentos são as estruturas provisórias com capacidade de resistir e transmitir às bases de apoio da estrutura do escoramento todas as ações provenientes das cargas permanentes e variáveis resultantes do lançamento do concreto fresco sobre as formas horizontais e verticais, até que o concreto se torne autoportante. A finalidade dos escoramentos, cimbramento e fôrmas é suportar o peso de toda a estrutura pronta e distribuir ao solo ou ao (s) pavimento (s) inferiores, de onde será efetuada a concretagem. Assim, quando em execução as lajes de edifícios em construção, os pavimentos inferiores também recebem parte do escoramento como apoio auxiliar da estrutura. Portanto, deve ser executado com rigor e orientação técnica pois implica na eficiência da estrutura além da segurança da obra. Os escoramentos, devem ser feitos nas fôrmas das vigas, lajes, escadas e de todas as demais peças e elementos da estrutura que receberão o concreto. basicamente se constituem em apoios verticais para a estrutura que será realizada. É uma estrutura menor que o cimbramento que engloba toda a necessidade da obra. Os escoramentos, cimbramento e fôrmas suportarão todo peso da estrutura enquanto o concreto não adquira a resistência necessária para que seja liberado o escoramento parcial e depois totalmente. Por isso, a importância de se conhecer os procedimentos e condições que devem ser obedecidos na execução das estruturas provisórias que servem de fôrmas e escoramentos, para a execução de estruturas de concreto moldadas in loco.

Da Redação – 

Nos escoramentos devem ser verificados todos os seus elementos e as fôrmas, para todas as situações de carregamentos. Para as vigas, deve-se determinar as ações atuantes na viga e adotar como vão livres admissíveis o menor resultante do cálculo, como: a viga isostática; e a viga contínua (se for o caso).

A limitação do vão das vigas deve ser dada adotando-se o menor dos valores das verificações da flexão; do cortante; e da deformação-limite. Nas escoras ou torres, a carga atuante deve ser menor que a carga admissível do elemento verificado. O conjunto do escoramento deve ser verificado para assumir os esforços horizontais provocados pela ação do vento.

No caso de serem utilizados sistemas industrializados de painéis para fôrmas, a obra deve respeitar a limitação da pressão do concreto fluido admissível para o sistema utilizado. No caso de serem utilizadas fôrmas compostas de peças independentes, as pressões atuantes devem ser calculadas conforme a norma técnica.

A verificação deve ser feita em todos os elementos que compõem a fôrma. Os elementos componentes da estrutura das fôrmas compostas de p...

Artigo atualizado em 07/06/2022 05:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica