Publicado em 19 jul 2022

A transformação digital nas pequenas e médias empresas (PME)

Redação

Assim como a entrada no metaverso tem início com a produção de conteúdo 3D ou mesmo fotos virtuais de produtos e serviços, centrando as estratégias na criação de experiências melhores para os clientes. A ponte para a transformação digital das pequenas e médias empresas também passa por outro caminho, o da consolidação do trabalho híbrido.

Eduardo Jordão – 

Computação em nuvem, inteligência artificial (IA), machine learning, 5G e agora, o metaverso. A cada ano, a lista de inovações cresce e a complexidade para as empresas se adaptarem à transformação digital aumenta na mesma proporção. Porém, a maturidade tecnológica de uma companhia é um fator determinante para sua sobrevivência a longo prazo.

As grandes empresas como Nike, Itaú e Lacta já estão testando suas estratégias no metaverso, por exemplo. Mas, será que a maioria das empresas brasileiras está de fato preparada para lidar com tantas mudanças?

Tomo a liberdade de fazer um recorte importante para responder essa questão, destacando as pequenas e médias empresas (PME), que segundo dados do Sebrae, representam 99% das operações no Brasil e 27% do Produto Interno Bruto (PIB). Portanto, são de grande relevância para a economia brasileira como um todo.

Outra informação, mapeada pela mesma instituição e divulgada em novembro de 2020, mostra que 43% das PME faziam a gestão financeira no papel, enquanto 27% utilizavam planilhas. Ou seja, boa parte dos empreendedores ainda não conseguiram digitaliz...

Artigo atualizado em 19/07/2022 05:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica